Durante uma coletiva de imprensa, realizada na terça-feira, 19, no Centro de Convenções, o prefeito em exercício, Juliano Duarte, e o secretário de Saúde, Danilo Brito, apresentaram o Plano de Vacinação contra à COVID-19 do município de Mariana.
O prefeito Juliano Duarte foi enfático em afirmar que, com a permanência do protocolo de intenção, a realidade seria outra. “É um avanço, não da forma que gostaríamos, mas já é um início. Estamos seguindo fielmente o que o plano determina e assim será eito com todas as pessoas que participam desse processo e que serão vacinados”, disse, pontuando os grupos que abrangerá esta etapa.
Nesta primeira fase, incialmente serão vacinadas 483 pessoas com o imunizante da Sinovac - Instituto Butantã. A vacina contém o vírus SARS - Cov-2 inativado. Com eficácia de 50,38% global e, para prevenção de casos sintomáticos de COVID-19 que precisaram de assistência ambulatorial ou hospitalar, a eficácia é de 77,96%. Os números de doses da Sinovac/Butantã é determinado pelo Ministério da Saúde, que repassa para a Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela distribuição às regionais a qual cada município pertence.
Foram vacinados trabalhadores da saúde (serviços públicos e privados, tanto de urgência quanto da atenção básica, incialmente os da linha de frente); pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (Lar Santa Maria, por exemplo); pessoas a partir de 18 anos com deficiência, vinculado às residências inclusivas (APAE, Figueira e outros); população indígena.
Foram 190 doses no Pronto Atendimento; 100 no Lar Santa Maria; 100 na Atenção Primária e 93 doses no Hospital Monsenhor Horta. Totalizando as 483 doses da Sinovac.
O secretário de Saúde, Danilo Brito, afirmou que o município já está preparado para o início da vacinação, contando com os insumos e materiais necessários para efetivação da vacina. “Desde a assinatura do protocolo de intenção de compra ao Instituto Butantã, Mariana se preparou pra receber as vacinas e começar o cronograma. Apesar de não ser o município que irá adquirir os imunizantes, e sim de uma deliberação do Ministério da Saúde que determina a quantidade para cada estado, continuaremos trabalhando para que toda a população marianense seja de fato vacinada”, finalizou.
Foto: Divulgação / PMM