No dia, 13, o prefeito interino, Juliano Duarte, participou de uma reunião com a comunidade de Pombal atendendo a um pedido da população. O foco era a exposição de alguns problemas, como degradação das vias e também medidas de segurança solicitadas pelos moradores. O prefeito se comprometeu a intermediar todas as ações, acompanhar e cobrar da empresa todas as providências que serão realizadas.
A presidente da associação da comunidade, Irma de Souza, deu início a reunião pontuando medidas como: reparação das vias, controle de velocidade, horário de trabalho dos caminhões e também projetos de compensação para o subdistrito. De acordo com os moradores, as estradas de acesso foram danificadas, há um receio de possíveis acidentes devido à alta velocidade dos motoristas. Cobraram também que sejam apresentados mais projetos para a comunidade.
Representante da VGX Transportes, Comércio e Serviços LTDA, Fernando Henrique concordou com as medidas e afirmou que tomará providências. Um protocolo de ação e reparação, será enviado à prefeitura dentro de cinco dias e, assim que aprovados, os reparos serão iniciados. Sobre os demais apontamentos, Fernando se comprometeu advertir os motoristas e repassar um cronograma de horários de deslocamento dos caminhões aos moradores. Ainda de acordo com o representante, já acontece um levantamento de verba para a implantação de uma sala de informática na comunidade.
Juliano Duarte foi enfático em suas colocações em afirmar que a empresa é importante para o município, mas que estes impactos tem que ser tratados com reponsabilidade. Propôs a auxiliar no que competir ao poder público, como a aprovação do plano de ação da empresa, adequação da sinalização, pelo local ser municipalizado, como também acompanhar e orientar os serviços. “Demos o prazo e vamos aguardar o plano de ação. A mineradora não pode se furtar dos problemas sociais causados em uma comunidade. Vamos dar o suporte que compete ao município e fazer todo o acompanhamento necessário.”
Foto: Divulgação