O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, assinou na quarta-feira (27) o contrato para a restauração da Casa de Câmara e Cadeia. A obra visa dar longevidade ao prédio, preservando mais um patrimônio histórico da cidade. Além da restauração, na oportunidade, foi firmado um acordo com a empresa responsável, A3 Atelier, para que a mão de obra marianense seja utilizada.
A obra consiste no restauro da parte estrutural do monumento do século XVIII, com a revisão do madeiramento e, principalmente, das instalações elétricas e hidráulicas. O projeto prevê também uma reconfiguração do espaço, retomando ao estilo original.
Segundo o diretor da empresa A3 Atelier, Adriano Luís Furini De Souza, o prédio ganhará mais longevidade. “Em Mariana vocês têm o privilégio de ter um patrimônio histórico muito grande. O Brasil já perdeu muito do seu acervo histórico e, por isso, é importante que a Prefeitura mantenha essa preocupação com o patrimônio, preservando sempre a originalidade dos monumentos”, afirmou.
Com a assinatura do contrato, o prédio passará por um processo de desocupação e uma ordem de serviço será assinada em breve para o começo das reformas. O tempo previsto para conclusão da obra é de 18 meses, mas o prazo pode se alterar devido à pandemia do novo coronavírus.
Mão de obra marianense
“É importante que a restauração utilize nossa mão de obra, temos muitas pessoas capacitadas em nossa cidade Mariana. Assim, damos oportunidade para a nossa gente e fazemos a economia municipal girar”. Essas foram as palavras do prefeito, Duarte Júnior, que garantiu que marianenses terão oportunidade de emprego na obra.
Além deste acordo do município com a empresa, o canteiro de obras servirá de local para que os alunos da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana tenham oficinas e aulas práticas.
Foto: Lucas Mantovani / PMM