Os vereadores de Mariana debateram o problema financeiro do Hospital Santa Casa de Ouro Preto durante a reunião do dia 1º de junho. De acordo com o comunicado da Santa Casa, estão suspensos por tempo indeterminado as especialidades de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, obstetrícia, pediatria e neurologia, além dos serviços de pronto atendimento e emergência. A situação preocupa os vereadores, principalmente devido ao consequente aumento da demanda no Hospital Monsenhor Horta – São Camilo em Mariana, sendo que o mesmo não comporta.
De acordo com o vereador Juliano Duarte (PPS), no mês de maio o Hospital Monsenhor Horta já fez mais de 10 partos de pacientes de Ouro Preto. Segundo ele, a Santa Casa também não está realizando cirurgias ortopédicas. “A Santa Casa está passando por uma situação financeira muito difícil e as cirurgias ortopédicas estão sendo encaminhadas para BH. Sugiro uma reunião com Executivo dos dois municípios, a Santa Casa e o Hospital Monsenhor Horta para discutirmos o assunto”, sugere Juliano.
O vereador Geraldo Sales “Bambu” (PROS) ressalta que a Santa Casa atende muitas pessoas de Mariana e que esta situação é preocupante.
De acordo com o vereador João Bosco (PP), a prefeitura de Ouro Preto está em dia com a entidade e o problema é a falta de repasse do Governo do Estado e do Governo Federal, que estão em atraso.
Segundo informações do vereador Cristiano Vilas Boas (PT), obtidas por meio de parlamentares de Ouro Preto, o valor do recurso público que a Santa Casa recebe do Sistema Único de Saúde (SUS) é muito superior ao dos planos de saúde. Em contraponto, a unidade de saúde atende mais pacientes com planos de saúde do que pelo SUS. “A Santa Casa teve um problema na prestação de contas com o Governo Federal e Governo Estadual, porque o repasse obtido não era proporcional ao número de atendimento pelo SUS, por isso o pagamento ficou suspenso até eles esclarecerem esta questão”, pontua o vereador.
Segundo o Presidente da Câmara, vereador Tenente Freitas (PHS), os parlamentares farão uma reunião com representantes dos dois municípios para esclarecer o problema. “Há uma preocupação muito grande desta Casa e vamos nos reunir com representantes do Hospital Monsenhor Horta, da Santa de Ouro Preto, o secretário de Saúde de Mariana e a secretária de Saúde de Ouro Preto para compreender o que está acontecendo”, afirma o presidente. A reunião será agendada.