Pensar a segurança de forma conjunta e integrada. Este foi o objetivo da audiência pública realizada na Câmara de Vereadores na quinta-feira (28). Sob a presidência do vereador Tenente Freitas, a reunião teve a participação de diversos atores da segurança em Mariana, como o vice-prefeito Duarte Junior “Du”, o promotor de Justiça, Guilherme de Sá Meneghin, o capitão da Polícia Militar, Erly da Costa, e a comandante da Guarda Municipal, Kele Cristina.
Por cerca de duas horas as autoridades debateram a realidade da segurança em Mariana. Um dos assuntos que dominaram as conversas foi a reinserção à sociedade de pessoas condenadas que já cumpriram sua pena. O vice-prefeito destacou as ações do município, como a criação da Guarda Municipal e o apoio logístico e estrutural à PM.
“Temos que ser objetivos e traçar ações concretas que possam melhorar a segurança da nossa cidade”, disse. O vice-prefeito reforçou a sugestão do promotor, de criação em Mariana de uma Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC).
Estiveram presentes ainda o secretário de Defesa Social, José Luiz Furst, o diretor do presídio de Mariana, Josibel Silva, representantes da comunidade, como Benedito Alves, presidente da Federação das Associações de Moradores de Mariana (FEAMMA), ainda representantes das empresas Vale e Samarco, e também da Igreja Católica.
Ao fim do encontro, foi definido pelo presidente da Câmara, Tenente Freitas, que a ata da reunião fosse encaminhada ao executivo, sugerindo medidas que melhorem o acolhimento de egressos do sistema carcerário. Ficou acertada, também, a realização de uma conferência sobre segurança, com data e local ainda indefinidos.
FOTO: JOÃO FELIPE LOLLI | PREFEITURA DE MARIANA.