Pedro Lucas passou um mês no Canadá, em 2014, aprendendo novas técnicas de downhill, uma modalidade de ciclismo. No mês de junho, ele participa de uma competição em Balneário Camboriú (SC). Jefferson Batista é vice-campeão brasileiro júnior na modalidade XCO e já esteve em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro competindo. As disputas de Pedro e Jefferson só aconteceram porque, além do talento deles, a Prefeitura de Mariana incentiva o esporte com programa Bolsa Atleta.
Além dos dois marianenses, outros 22 atletas de Mariana, com idade até 22 anos e que possuem resultados expressivos no esporte tem ajuda do programa. “Poder ficar um mês no Canadá aprendendo mais sobre o esporte foi fantástico, e está me ajudando muito no desenvolvimento da minha carreira”, conta Pedro Lucas, de 19 anos. Já Jefferson Batista, o Jefinho, comemora muito o vice-campeonato pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), no ano passado, com apenas 18 anos. “Mariana está muito bem no calendário do ciclismo, com eventos como o Iron Biker e o Bike Enduro. Alcançar o vice-campeonato foi uma surpresa e também uma alegria muito grande, ainda mais sendo em nível nacional”, ressalta Jefinho.
Na segunda-feira (18) os atletas visitaram o prefeito Celso Cota, que fez a entrega simbólica do auxílio na presença de pais e familiares dos 24 competidores que participam do Bolsa Atleta. O prefeito entregou também o material esportivo às organizações da cidade. “A gente precisa sempre comemorar as conquistas, mas seguir investindo no esporte. E esse investimento é em material, é também financeiro, mas é, sobretudo, humano. Vocês todos são o nosso maior investimento”, disse o prefeito.
COMO FUNCIONA. Instituído em 2006, o programa Bolsa Atleta já beneficiou diversos atletas em Mariana. Além do apoio financeiro, em dinheiro, proporcional ao nível da competição, a Secretaria de Desportos auxilia no transporte e inscrições dos atletas marianenses nas competições. O programa é dividido em quatro níveis. Atletas em competições estudantis recebem mensalmente 25% do salário mínimo, valor que chega hoje a R$199. Os que disputam competições estaduais ganham 50% do salário mínimo. Os atletas que participam de competições nacionais tem o incentivo mensal correspondente a 80% do salário mínimo. Já os atletas de nível internacional recebem 160% do salário mínimo, que hoje corresponde a R$1200.