Três sentimentos fizeram parte da noite dos marianenses que estiveram presentes nos dias que ocorreram o Encontro Regional Evangélico de Mariana (EREM), na Praça Tancredo Neves: emoção, fé e união.
Organizado pelo Conselho de Pastores Livres de Mariana (COPLEM), com apoio da Prefeitura, através da Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo, Esportes e Lazer, o EREM lotou o terminal turístico da cidade com um público que acompanhou até o fim todos os shows, apresentações e reflexões. Para o prefeito Duarte Júnior, o evento foi a oportunidade de estar próximo da comunidade em oração pela cidade. O mesmo comentou que: “Estarmos todos juntos aqui representa a união que essa cidade tem e a força em acreditarmos que o melhor está por vir. O EREM é uma oportunidade de firmarmos juntos o compromisso de orar e apoiar nosso município”.
O evento recebeu, em sua 16° edição, nomes importantes da cena gospel do Brasil. Entre eles, o Pastor Lucinho Barreto, bacharel em Teologia Ministerial, encarregado de fazer a primeira leitura da Bíblia no evento. Responsável por movimentar a plateia que o escutava com atenção, Lucinho considera o encontro uma oportunidade única de união. Ele ressaltou que: “O povo de Mariana é muito receptivo, e eu sinto que as pessoas estavam de coração aberto. Quando nos reunimos para poder orar a Deus, como cidade eu acho que é diferente, porque estamos aqui para cuidar um do outro e esse momento representa isso”.
O Festival contou com novidades para essa edição, como a Marcha para Jesus, e o seu tema foi PROFETIZA. A iniciativa ocorreu na manhã do dia 27 e reuniu cerca de 200 pessoas caminhando em oração pelas ruas históricas de Mariana. Segundo o Pastor Roberto Mauro, um dos organizadores do evento, a Marcha tem como objetivo aproximar a população. Ele disse que: “Esse projeto nasceu no coração dos pastores da cidade em fazer uma marcha de unidade de paz, dentro daquele contexto em que a cidade vive. Pelo menos podemos dizer diferente daquilo que já vivemos. Então, nosso intuito é profetizar, trazer algo de positivo para cidade e pensar que ela ainda irá viver coisas maiores”.
Conhecido como maior Festival de música gospel do interior de Minas Gerais, o EREM foi recebido com muito carinho pelos moradores de Mariana. É o caso da Virgínia de Jesus Borges, que participa do evento em todas suas edições. A mesma respondeu: “Estou amando o evento. Mariana precisa mesmo desse encontro com Jesus. Está uma benção o EREM esse ano e que ele permaneça por muito tempo em nosso calendário”.
O Encontro Regional Evangélico de Mariana recebeu grandes cantoras e bandas que representam a música gospel contemporânea. Dentre as atrações musicais estava a cantora mineira Mariana Valadão, que atua como pastora e é reconhecida por todo o país. Uma das atrações mais esperadas, Mariana falou sobre a honra de estar na terra da Primaz de Minas. A cantora disse que: “Eu sou mineira, e sei que foi aqui, em Mariana, que nossa história, Minas Gerais, começou, e eu estou muito honrada pelo convite e por estarmos juntos como igreja, para orar com Deus e nos unirmos como evangélicos que somos”.
Durante os três dias, o encontro teve uma média de 200 funcionários trabalhando diretamente na organização e um público por volta de 20 mil pessoas acompanhando as atrações.
FOTO: LARYSSA GABELLINI l PREFEITURA DE MARIANA