COM RECORDE DE INSCRITOS, BIKE ENDURO MARIANA SE CONSOLIDA NO CENÁRIO ESPORTIVO
A casa do esporte, a cidade de Mariana, ficou pequena durante o final de semana, 6 e 7. Isso porque as duas rodas tomaram conta das ruas do município para a 28ª edição do Bike Enduro Mariana. Além do recorde de inscritos, que chegou a ser mais de mil atletas, a edição de 2019 veio com muitas novidades.
O prefeito Duarte Júnior acompanhou de perto o evento, e o destacou como uma prova importante no cenário esportivo de Mariana: “A satisfação dos atletas evidencia o quão importante é o Bike Enduro. Tive a oportunidade de conversar com pessoas de diversas cidades, e a maioria destaca a cidade como uma das poucas a promover eventos como esse, com essa estrutura e atenção dada a eles. Ficamos felizes em superar as nossas expectativas, e certos de que estamos no caminho certo para fazer de Mariana a cidade referência do esporte”.
A organização preparou, além das provas de MTB e Trail Run para adultos e crianças, diversas atrações culturais para a população, como shows. Maria Fernanda Rodrigues e seu marido, Ramon Rodrigues, não participaram das provas, mas fizeram questão de prestigiar o evento por causa da programação cultural. Maria afirmou que: “Certeza de que não teria uma programação melhor para o domingo do que essa, curtir música boa e tomar uma geladinha com o maridão. O ambiente aqui é bem familiar e tranquilo”.
Determinados a subir no pódio e levantar o troféu de campeão, nem o sol, montanhas e até mesmo o barro foram obstáculos para os atletas. Com 1h28 de prova o primeiro competidor cruzou a linha de chegada. O marianense Lázaro Jesus Moreira, do percurso reduzido, garantiu o lugar mais alto no pódio. Poucos minutos depois a primeira mulher do reduzido cruzava, também, a linha de chegada, com 1h52 de competição. Victória Moreira, marianense, sentiu-se realizada com a classificação. Ela afirmou que: “Fico muito feliz com o resultado, pois é prova do meu esforço e dedicação. O Bike Enduro, a meu ver, é uma das principais provas do ano. Era meu sonho ser campeã do reduzido e consegui. Agora, é me esforçar mais para no próximo, focar no completo”.
O atleta Lucio Otávio Soares, de Itabirito, foi o bicampeão no percurso completo, com 2h07. O mesmo destacou que: “Um evento nota mil, muito bem organizado. Os envolvidos estão de parabéns. É possível perceber o quanto eles se empenham para promover a prova”.
Laurita Costa Moreira, de Belo Horizonte, que concluiu a prova com 2h48, comemorou o seu aniversário com a vitória. A mesma ressaltou que: “Não teria um presente melhor que esse. É sempre muito bacana prestigiar o Bike Enduro Mariana, uma prova emocionante e muito bem preparada. A minha vitória no percurso completo é um incentivo para mim mesma, e claro, para a mulherada que deseja pedalar”.
A 28ª edição do Bike Enduro Mariana veio cheia de novidades para este ano. A 1ª edição do BE Trail Run, que recebeu cerca de 160 inscrições, foi uma delas. Além das novidades, a prova foi pensada com diversos objetivos, como fomentar a prática esportiva de uma modalidade que cresce cada ano mais, que é o MTB, a solidariedade, visto que os atletas deveriam confirmar a sua inscrição com a doação de 2k de alimentos para serem destinados a entidades sociais da cidade, e o maior deles, divulgar Mariana.
O prefeito afirma que: “Nos empenhamos muito em todas as edições que organizamos, mas, desde 2015, quando Mariana foi afetada indiretamente pelo rompimento da barragem de Fundão, temos nos esforçado ainda mais para promover eventos grandiosos, que atraiam a atenção do Brasil inteiro. Queremos que as pessoas vejam que a cidade está apta a recebê-los, e principalmente, atrair turistas para fomentar a economia da cidade”.
O evento foi promovido pela prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo, Esporte e Lazer, com parcerias firmadas com a Sicoob Nossacoop e Seven Bike House.
A lista completa com a classificação e tempo dos atletas pode ser conferida em: www.cronochip.com.br.
FOTO: ELIENE SANTOS | PREFEITURA DE MARIANA