A campanha de vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe continua até o dia 22 de maio. A vacina está disponível na Policlínica Municipal, no centro de imunização (ao lado do Previne) e na Policlínica do bairro Cabanas, de 8h às 12h e 13h às 16h.
Nesse sábado (9), a Secretaria de Saúde promoveu o dia “D” da vacinação na cidade. Pessoas acima de 60, trabalhadores de saúde, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade, puérperas, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas, foram os alvos da campanha.
Segundo a chefe de Departamento de Imunização Jázera Tostes, uma média de 4.500 pessoas compareceu aos postos de vacinação. “É importante que todos os grupos prioritários compareçam para tomar a vacina, pois ela evita complicações”, comenta.
A imunização protege contra dois vírus da gripe comum e um da gripe H1N1. Como existem vários tipos de vírus, a dose aplicada protege por um ano contra os três que mais circulam entre nós. A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.
Antonino Batista Mendes, 66, sabe da importância de se vacinar e não deixa de comparecer. “Desde que eu tomei a vacina contra a gripe, não gripei mais. Fico sempre atento as datas para não perder”, afirma.
A campanha Nacional de Vacinação começou no dia 5 e ocorrerá até o dia 22 desse mês. A vacina está disponível na Policlínica Municipal, no centro de imunização (ao lado do Previne) e na Policlínica do bairro Cabanas, de 8h às 12h e 13h às 16h.
FOTO: ELIENE SANTOS | PREFEITURA DE MARIANA