Cursos que abrange os públicos do Jovens de Ouro,CRAS e o trade turístico é fruto de projeto de extensão da Universidade
Através de um projeto de extensão, o curso de Turismo da Ufop está aproximando a Universidade da população e trazendo benefícios para potencializar a população e o turismo na nossa cidade. Em parceria com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, o Projeto Diagnóstico Setorial e Capacitação de Mulheres nos Municípios Indutores de Minas Gerais foca no apefeiçoamento do trade turistico com palestras para funcionários e empresários do ramo.
Este projeto abrange e auxilia aspectos de desenvolvimento social em Ouro Preto, além de valorizar o sentimento de pertencimento dos cidadãos para a cidade. De acordo com o chefe do departamento de Turismo da Ufop, Marcos Knupp, uma parte do Projeto visa dar atenção para dois públicos vinculados a projetos sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania: o CRAS e os Jovens de Ouro.
O curso para as mulheres do CRAS e os Jovens de Ouro acontece dentro da Universidade e também na Secretaria de Turismo. “O nosso objetivo é tirar este pessoal do ambiente que eles já estão acostumados e trazê-los para a Universidade e para a Secretaria de Turismo, afirma o professor Marcos. Com isso, aproxima este público de um ambiente cultural e acadêmico e também facilita sua inserção no ramo característico da cidade, o turismo.
Parceria valorizada
Os alunos recebem aulas de Introdução ao Turismo, Introdução a Hotelaria, Operacionalização de Hotéis, Inglês, Gestão Ambiental e Educação Patrimonial. São 20 vagas para a turma do CRAS e 20 para os Jovens de Ouro. O curso dura cerca de três meses, com entrega de certificado ao final.
“O curso vem como uma oportunidade para as pessoas da cidade e alia com a demanda que a Secretaria de Desenvolvimento Social tem em diversificar as atividades tanto do pessoal que é atendido pelo CRAS, quanto pelo pessoal dos Jovens de Ouro. O legado que a gente busca para o projeto de extensão da UFOP é justamente deixar algo a mais para as pessoas aqui de Ouro Preto”, assegura o professor Marcos.
As aulas de dona Deolinda abrangem aspectos de educação patrimonial com visitas técnicas em pontos turisticos da cidade. Nestas visitas guiadas, os alunos aprendem a entender aspectos da construção do patrimônio, arte e pintura. Dona Deolinda conta que os alunos estão caminhando na cidade para descobrir e entender o que é a preservação do patrimônio. Para terem condições de conhecer Ouro Preto e poder trabalhar na cidade. “Ajuda a valorizar Ouro Preto e trabalhar aqui. Se ele não perceber e ocupar o lugar dele, vem outra pessoa e fica neste lugar”, declara.
Aluna do curso e professora no Projeto de Extensão, Ionar Faustino, certifica: “a visão do Projeto é fazer com que os alunos tomem o patrimônio, essa apropriação da cidade que a gente não vê muito. Eles se sentem motivados a participar principalmente nas visitas, ainda mais quando estão sendo acompanhados por uma didática bem dinâmica”.
Davi tem 15 anos, mora no bairro São Francisco e diz que a aula que mais gosta é a de Dona Deolinda, porque eles saem de sala e visitam lugares que nunca foram na cidade.
Francisca, 14 anos, mora na Água Limpa e conta que o curso é bom porque vai desenvolvendo conhecimento sobre a história da cidade. “Hoje eu já sei os nomes das Igrejas, que antes eu não sabia, conheci santos que eu nunca tinha ouvido falar, e também sobre os artistas que pintaram as obras nas igrejas”, conta a estudante. “Acho que os moradores de Ouro Preto têm que conhecer a origem deles. Muita gente que é mais velho que eu não tem essa oportunidade e acho maravilhoso eu, com 14 anos, já saber disso tudo”, relata.
Diagnóstico do setor de turismo
A pesquisa de diagnóstico do setor de turismo também será realizada em Diamantina, Tiradentes, São João Del Rey e Belo Horizonte. As palestras e cursos serão oferecidos inicialmente apenas em Ouro Preto. Acontecerão palestras voltadas para pessoas que já estão no mercado, funcionários de hotéis e empresários. O primeiro evento foi uma palestra de Marketing que aconteceu através de video conferência com um ministrante de Curitiba no dia 28 de abril.