A ação lembra os motoristas sobre o pagamento do IPVA 2015
Aconteceu na última quarta-feira (29) uma blitz educativa, promovida pela Receita Estadual, que teve como principal objetivo conscientizar os motoristas sobre a importância do pagamento do IPVA. Na parte da manhã, quem passou em frente ao campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) pôde observar o movimento. Foram distribuídos panfletos informativos e os funcionários da Receita esclareceram as dúvidas dos motoristas. Já no fim da tarde, por volta das 17h, a blitz parou os carros que circulavam pelas proximidades da Praça da Estação.
A blitz funciona como educação fiscal sobre a cobrança do IPVA e foi realizada em parceria com a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Receita Municipal. De acordo com o técnico da Receita Estadual, José Carlos Rodrigues Martins, “é importante pagar o imposto, pois vários setores são beneficiados, além disso, uma parte deste valor é reinvestida pelo município”. Do valor arrecadado, 40% são direcionados para o Estado, 40% para Ouro Preto e os 20% restantes para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
De acordo com Cabo Simões, da Polícia Militar, caso a situação do veículo não esteja regularizada, ele poderá ser apreendido. O Cabo reforça que as pessoas que ainda não receberam o documento de 2015 por algum motivo, podem acompanhar pela internet ou devem comparecer à delegacia para descobrir qual o impedimento.
Emerson Alves, encarregado de linha de transmissão, sabe que um dos direcionamentos do imposto vai para a manutenção das estradas e reforça que é preciso estar em dia com a documentação. Ele lembra que nunca foi parado em uma blitz com os documentos atrasados. “Eu sempre pago o meu logo em janeiro para ficar tranquilo depois”.
Os motoristas que ainda não pagaram o IPVA 2015 devem entrar no site do Detran e emitir uma nova guia de pagamento, com os juros atualizados. Logo após, procurar qualquer agência bancária ou casa lotérica. Além de ter o veículo apreendido e ser multado, o motorista que não estiver com a documentação regularizada, também perde pontos na carteira.