No dia 29 de junho, o Projeto Reinações: Festa da arte para infância encerrou um ciclo de cinco edições no território de Mariana. A última edição aconteceu no Centro Histórico da cidade, na Rua Direita, que se transformou em uma grande festa junina. Em clima de São Pedro, o evento contou com música, brincadeiras e leitura, em uma programação gratuita com diversas atividades pensadas especialmente para as crianças e suas famílias. Houve oficinas artísticas, contação de histórias, apresentações musicais e muitas brincadeiras que animaram o público.
Realizado pela Lunática – produtora cultural e artística sediada em Passagem de Mariana – com apoio do Edital Doce e, nesta edição, em parceria com a Prefeitura de Mariana e o BAR, o Projeto Reinações promoveu, ao longo das cinco edições, encontros entre arte, infância e território. A iniciativa valorizou artistas locais e ampliou o acesso à cultura de forma lúdica e afetiva.
O projeto Reinações é um manifesto em defesa das culturas da infância. Criado para oferecer espaços de convivência, aprendizagem, fruição artística e do brincar, como um ato essencial para o desenvolvimento humano e o fortalecimento dos laços comunitários. A Banda Osquindô, responsável pelos espetáculos musicais da iniciativa, é destaque na cena artística voltada à infância, combinando música, teatro, arte circense e literatura em apresentações que encantam públicos de todas as idades.
Nesse ciclo foram realizadas cerca de 20 atividades artísticas, por meio de uma programação diversa que incluiu brincadeiras tradicionais, Osquindoteca Volante, mini oficinas e shows da Banda Osquindô. Durante a realização do Reinações foi iniciada a campanha Liberdade Para Brincar. O objetivo da iniciativa é estimular o fortalecimento de espaços que promovam o brincar na cidade de Mariana, envolvendo públicos de todas as idades. Além disso, o projeto se despede neste ciclo, mas as memórias e os afetos semeados ao longo do caminho seguirão reverberando na cidade e nos corações de quem viveu essa experiência.
Foto: Divulgação