Idealizado pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Defesa Civil, o Programa Escola Segura, instituído pela Lei Municipal nº 3.647, de 13 de dezembro de 2022, tem percorrido as escolas de Mariana gerando impactos positivos. A iniciativa tem como objetivo principal fortalecer a cultura de prevenção de desastres no ambiente escolar ao promover a conscientização de alunos e funcionários para situações de risco.
O programa garante que a comunidade escolar compreenda possíveis ameaças e os procedimentos corretos a serem adotados em casos de emergência. Para isso, são desenvolvidas oficinas, palestras e atividades educativas e preventivas, como aulas de primeiros socorros e simulações de incêndio.
O Programa Escola Segura beneficia sete instituições de ensino: E.M. Sinhô Machado, E.M. Santa Godoy, E.M. Wilson Pimenta, E.M. Monsenhor José Cota, E.M. Celina Célia Gomes, E.M. Aníbal de Freitas e E.E. Dona Reparata Dias de Oliveira. A previsão é ampliar o alcance do programa para todas as escolas do município.
“É importante inserir as crianças nesse contexto, fazer com que elas saibam o que fazer na hora de um acidente em casa, dentro da escola, em uma queda. O mínimo que elas souberem fazer, para nós, já é muito importante", ressaltou Luciano Pinheiro, tenente do Corpo de Bombeiros.
A ação também estimula uma mudança na mentalidade coletiva da população em relação à segurança, ao meio ambiente e à saúde. Nesse processo, a escola exerce um papel fundamental como disseminadora de conhecimento e boas práticas para seus estudantes e familiares, contribuindo para a formação de comunidades mais conscientes e resilientes.
Foto: Divulgação