A programação é gratuita e inclui sessões de cinema, circo, mágica, dança, shows musicais e apresentações de grupos artísticos locais levando arte, entretenimento e cultura para as comunidades.
O programa Cinema na Cidade, em sua quarta edição consecutiva, retorna ao interior de Minas Gerais levando uma diversificada e gratuita programação cultural para toda a família. Neste ano, o lançamento do programa acontece no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, nos dias 30 e 31 de maio, com atividades na Rua Grande, em frente à Igreja Queimada. O público está convidado a participar de dois dias de intensa programação com cinema ao ar livre, apresentações musicais, dança, circo, capoeira, mágica e a tradicional quadrilha junina.
Criado com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema e às artes em regiões que historicamente carecem de infraestrutura cultural, o projeto tem se consolidado como uma importante ação de inclusão, valorização da cultura brasileira e fortalecimento das comunidades locais. Por meio de uma proposta itinerante e participativa, o programa transforma praças e ruas em verdadeiros centros culturais a céu aberto, despertando o interesse pelo cinema nacional, promovendo o encontro entre artistas e público e estimulando o sentimento de pertencimento e orgulho local.
“O Cinema na Cidade é muito mais do que sessões de cinema ao ar livre. É uma celebração da cultura brasileira que percorre o interior de Minas Gerais, transformando as praças e espaços públicos em palcos de encontros, cultura e afeto. Atua na formação de novas plateias, valoriza os talentos locais, integra as comunidades e fomenta o desenvolvimento social, humano e econômico.”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do programa.
O programa que transforma, inspira e educa
O Cinema na Cidade é uma frente de cultura, lazer e entretenimento que ocupa os espaços públicos com arte de qualidade. O distrito de Antônio Pereira receberá toda infraestrutura para sediar uma programação intensa e gratuita que começa na sexta-feira, 30 de maio, às 19h com a centenária Banda da Associação Musical Nossa Senhora da Conceição da Lapa, orgulho da comunidade. Em seguida, às 19h30, o Ballet Studio Ana Lisboa encanta com apresentações que unem técnica e sensibilidade. Às 20h, o Palhaço Cloro traz humor e acrobacias para todas as idades, preparando o público para a sessão de cinema ao ar livre, às 20h30, com o filme Fala Sério, Mãe!. A noite encerra com o balanço contagiante da dupla Sidney e Junior.
No sábado, 31 de maio, a festa continua a partir das 18h com uma vibrante roda de capoeira do Grupo Cordão de Ouro. Às 18h30, o Palhaço Pitoco assume o palco com números cômicos e mágicos. Às 19h30, a Mostrinha de Cinema apresenta três curtas mineiros seguidos do espetáculo de mágica com o Mágico Dennerson e Ana Rocha. Às 21h, o tradicional Arraiá da Rua Grande toma conta da festa com uma quadrilha animada, encerrando com chave de ouro ao som dançante do Trio Chinelado, às 22h.
Foto: Cartaz / Divulgação