O projeto Brincando na Quadra, patrocinado pela XCMG, via Lei do Incentivo ao Esporte do Governo Federal e realizado pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, iniciou as obras de reforma da quadra esportiva da Escola Municipal Aleijadinho, localizada no bairro Aleijadinho, em Ouro Preto (MG).
O processo de transformação da quadra começa com um olhar cuidadoso para cada etapa. Inicialmente, foi necessário ajustar o contrapiso, garantindo uma base sólida para a instalação da nova base, feita de plástico polipropileno copolimerizado. Esse material inovador reduz em 50% a irradiação de calor do piso e conta com um sistema de amortecimento do impacto 20% superior aos pisos tradicionais, proporcionando maior segurança e conforto aos atletas e diminuindo significativamente os riscos de lesões por queda.
A quadra também receberá uma série de melhorias estruturais, incluindo a pintura de todo o espaço da quadra, troca de alambrado, instalação de equipamentos essenciais, como traves de futsal, de vôlei, tabelas de basquete, e todo material de apoio esportivo que permitirão uma prática esportiva mais completa e diversificada. Com a conclusão dessas etapas, a nova infraestrutura promete oferecer um espaço mais seguro, acessível e confortável para as crianças e adolescentes da região, incentivando o esporte como ferramenta de aprendizado e inclusão social.
Com a entrega prevista para o dia 17 de maio, a quadra reformada marcará um importante passo para a comunidade escolar. No mesmo dia, crianças e adolescentes de 6 a 14 anos terão acesso a oficinas esportivas de basquete, futsal, handebol e vôlei, conduzidas por educadores físicos especializados. Durante dois meses, 500 crianças e jovens terão a oportunidade de vivenciar o esporte como uma ferramenta de aprendizado, disciplina e inclusão social.
Ao final do ciclo de atividades, os alunos participarão de um torneio esportivo, que marcará a conclusão das oficinas e reforçará a importância do trabalho em equipe e da competição saudável. Além disso, como parte do legado do projeto, todo o material esportivo utilizado, como bolas, será doado à Escola Municipal Aleijadinho, garantindo que a prática esportiva continue ativa por muito tempo.
Foto: Divulgação