Programa fornece gratuitamente próteses dentárias à população, através do Programa Mariana Sorridente.
O programa tem o objetivo de promover a saúde bucal e melhorar a autoestima dos idosos do município. A perda dentária é um problema de saúde pública, considerando os danos causados aos pacientes. Além de problemas com a mastigação de alimentos, a falta de dentes influencia diretamente na autoestima e qualidade de vida das pessoas. Pensando nisso, desde 2022 o programa já ofereceu mais de 1200 atendimento aos moradores da cidade que necessitam de próteses totais ou parciais.
Próteses oferecidas
A prótese total removível, mais conhecida como dentadura, é indicada para pessoas que perderam todos os dentes. Essa prótese auxilia na mastigação e na fala e também contribui para a autoestima dos pacientes.
Já a prótese parcial removível (Roach) é indicada para pessoas que ainda possuem alguns dentes. Feita com estrutura metálica, essa prótese substitui os dentes ausentes, evitando o comprometimento dos dentes remanescentes e proporcionando mais segurança e conforto na alimentação.
Como adquirir?
Todo cidadão residente em Mariana, paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), que necessite de uma prótese dentária, seja dentadura ou roach, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e agendar uma avaliação.
Após o atendimento, se o paciente for considerado apto a receber a prótese sem a necessidade de tratamentos odontológicos prévios, como extrações ou restaurações de dentes, o cadastro será realizado e, imediatamente, colocado na fila. Em seguida, ele será encaminhado ao Centro de Saúde Bucal, setor responsável pela confecção e entrega das próteses.
Assim que a prótese estiver disponível, a equipe do Centro de Saúde Bucal entrará em contato com o paciente. Dessa forma, é fundamental que os dados de contato, especialmente o número de telefone, estejam atualizados, garantindo o agendamento e continuidade do tratamento.
Foto: Freepik / Divulgação