Jorge Mário Bergóglio (Papa Francisco), nasceu em Buenos Aires – Argentina no dia 17 de dezembro de 1936. Foi ordenado presbítero no dia 13 de dezembro de 1969 na Argentina e no dia 23 de abril de 1973 professou os votos perpétuos na Companhia de Jesus, tornando-se jesuíta. Foi nomeado por São João Paulo II para ser Bispo Auxiliar de Buenos Aires, tendo sido ordenado Bispo no dia 27 de junho de 1992. Tornou-se Arcebispo Primaz da Argentina a 28 de fevereiro de 1998. Foi criado Cardeal no Consistório de 21 de fevereiro de 2001 com o título de São Roberto Bellarmino. Foi eleito 266º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana no dia 13 de março de 2013 e iniciou seu pontificado no dia 19 de março de 2013, dia da Solenidade de São José, Esposo da Bem – Aventurada Virgem Maria. O Papa Francisco, após um longo período de internação no Hospital Gemeli em Roma, quando ainda recuperava a sua saúde, faleceu a 21 de abril de 2025, na segunda feira da Oitava da Páscoa. No dia anterior, no Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, deu a última benção “Urbi et Orbi” no Vaticano, desejando Feliz Páscoa aos que acompanhavam a benção.
No exercício do ministério Sacerdotal, Episcopal e como Sumo Pontífice da Igreja Católica, Papa Francisco foi um fiel servo na vinha do Senhor com seu testemunho de humildade e simplicidade. Buscou a paz entre os povos, o cuidado com os mais pobres e necessitados e o cuidado com a Casa Comum. Viveu “franciscanamente” entre nós, conforme seu próprio nome inspirava.
A Arquidiocese de Mariana, pela oração, manifesta sua solidariedade a toda a Igreja Católica Apostólica Romana que enlutada, se despede de seu Sumo Pontífice. Deus em sua infinita bondade e misericórdia o acolha nas moradas eternas e que ele possa ouvir de Jesus: “Servo bom e fiel, entre para as alegrias do teu Senhor” (cf. Mt 25,21). A plena comunhão de vida e amor com Deus na eternidade seja a recompensa desse fiel servidor do Reino de Deus.
Mariana, 21 de abril de 2025
Segunda feira na Oitava da Páscoa
Dom Airton José dos Santos
Arcebispo Metropolitano de Mariana