Desde essa quarta-feira (26/03), todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Mariana retornaram com a distribuição do Cordão de Girassol, um direito garantido por lei municipal de autoria do então vereador Juliano Duarte. Essa retomada, que estava suspensa desde junho do ano passado, agora será de forma regular.
O cordão de girassol é um símbolo internacional que identifica pessoas com deficiências ocultas, ou seja, aquelas que não são imediatamente visíveis. O uso do cordão é opcional e não dispensa a apresentação de documentos comprobatórios.
O cordão de girassol é importante porque:
Promove a conscientização e o respeito às pessoas com deficiências ocultas
Garante atendimento adequado e prioritário
Evita mal-entendidos entre usuários e atendentes
Ajuda a criar uma sociedade mais inclusiva e acolhedora
O cordão de girassol é composto por uma faixa verde com desenhos de girassóis amarelos.
Algumas deficiências ocultas são:
Surdez
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Algumas deficiências intelectuais
Paralisia cerebral
Diabetes
Asma
Demência
Esquizofrenia
Epilepsia
Algumas vantagens de usar o cordão de girassol são: Receber atendimento prioritário, Receber informações mais detalhadas sobre produtos e serviços, Ter mais tempo para check-in em aeroportos, Ter acesso a salas sensoriais.
“Reafirmo o compromisso com a implementação de políticas públicas eficientes e parabenizo em nome da secretária Marilene, toda a sua equipe pelo trabalho na ampliação do acesso aos serviços de saúde.” Pontua o prefeito em suas redes sociais.
Foto: Redes Sociais / Divulgação