O governo Federal lançou, na segunda-feira (22/03), em Belo Horizonte, a Caravana Interministerial para os municípios inseridos no novo acordo do Rio Doce. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, esteve na capital mineira para apresentar o projeto, que vai passar por 18 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo.
Com o objetivo de informar e esclarecer dúvidas da população local sobre os termos do acordo, a caravana terá cinco equipes de 15 ministérios e ocorrerá de 22 a 28 de março.
“Hoje aqui, é um passo para a efetivação desse acordo, para que haja uma reparação justa. Certamente, esse não é o acordo dos sonhos, mas foi o melhor acordo possível de ser feito. Em tese, o governo federal não estaria nesse acordo, mas o presidente Lula fez questão de participar para que esse processo pudesse iniciar a conclusão de forma justa e transparente”, ressalta o ministro, que coordena os trabalhos.
Os diálogos serão conduzidos por técnicos do governo Federal, que vão apresentar os pontos repactuados, além de tirar dúvidas das comunidades por meio de plenárias para a população e reuniões com lideranças locais.
“Esse processo do acordo do Rio Doce é uma reparação. Não tem preço as vidas que foram perdidas, as vidas humanas e as vidas nas suas variadas formas ao longo da Bacia do rio Doce, a destruição das cadeias produtivas, a agressão ao ambiente natural, isso não tem preço, não tem nada que pague”, complementa Macêdo.
A caravana terá equipes para atender o público geral e também para os povos indígenas e quilombolas, e trabalhadores de atividades tradicionais como faiscadores e pescadores. Das cinco equipes, duas estarão voltadas ao público geral e três, direcionadas ao atendimento de povos tradicionais.
As equipes percorrerão toda a área atingida pelo desastre do rompimento da barragem de Fundão, desde Mariana até a foz do Rio Doce, no Espírito Santo, incluindo o litoral capixaba.
Confira os municípios pelos quais a caravana passará;
Mariana (MG)
Acaiaca (MG)
Barra Longa (MG)
Rio Doce (MG)
Timóteo (MG)
Caratinga (MG)
Belo Oriente (MG)
Governador Valadares (MG)
Tumiritinga (MG)
Resplendor (MG)
Itueta (MG)
Aimorés (MG)
Colatina (ES)
Linhares (ES)
Serra (ES)
Aracruz (ES)
São Mateus (ES)
Conceição da Barra (ES)
Foto: Divulgação