Nas primeiras horas desta quarta-feira (26/02), a população do município de Mariana amanheceu assustada, um helicóptero da Polícia Civil sobrevoou alguns bairros da cidade, tudo isso com o objetivo de uma grande operação na cidade que contou com apoio de um helicóptero e viaturas. A ação, iniciou às 3h da manhã, teve como meta desarticular uma rede criminosa envolvida com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e exploração de prostituição. A operação ocorre em vários municípios de Minas Gerais.
A ação da Polícia Civil buscou identificar e apreender materiais ilícitos, além de capturar os indivíduos envolvidos nas atividades criminosas. Foram expedidos pela Justiça 12 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão. As buscas estão sendo realizadas em diversas regiões, e os agentes trabalham para localizar os suspeitos e impedir novas ações da organização criminosa.
A operação ocorreu após Mariana passar por um momento de alta na criminalidade. Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que os crimes violentos no município cresceram 70% entre 2023 e 2024. Os homicídios passaram de seis em 2023 para dez em 2024, e os roubos aumentaram 15%, chegando a 23 casos. Por outro lado, furtos de veículos e lesões corporais apresentaram queda.
Foto: Divulgação