Com a chegada de fevereiro, a animação do Carnaval invade o Museu de Mariana, na primaz de Minas, e o Museu Boulieu, em Ouro Preto, nos dias 14 e 15 de fevereiro, a partir das 19h, com o #MmFolia e o #BoulieuNaFolia, pré-carnavais das instituições. A atração principal dos eventos é a tradicional banda ouropretana, Candonguêro, que junto ao DJ Pátrida, vão garantir muita música boa a noite toda, além de atrações locais, destacando a tradição e cultura dessas importantes cidades da região dos Inconfidentes.
Nascida em Ouro Preto, a banda Candonguêro traz uma experiência imersiva, que revive o encanto dos carnavais da antiga Vila Rica. No repertório, a banda faz homenagens a personagens marcantes, escolas de samba e blocos tradicionais da cidade, além de suas contagiantes músicas autorais. Com sua versatilidade e talento, o DJ Pátrida, produtor musical e cultural, comanda a abertura da folia de ambos os Museus, apresentando um set vibrante que passeia por diferentes estilos da música brasileira e mundial.
Além disso, o Museu de Mariana conta com a participação especial do tradicional Bloco do Boqueirão de Mariana, que há mais de 20 anos partem da Rua do Boqueirão com seus bonecos feitos de material reciclado, cortejos de charanga e a presença do popular Boi da Manta. No Museu Boulieu, a Escola de Samba Unidos do Padre Faria, a maior campeã de Ouro Preto, marcará presença na folia com sua Bateria Furiosa, seu dragão e suas cores em vermelho e branco.
Os ingressos para os foliões são solidários, e já podem ser adquiridos pela plataforma Sympla, condicionados a entrega de 1kg de alimento não perecível nas bilheterias dos Museus na entrada dos eventos.
O Museu de Mariana e o Museu Boulieu são geridos pelo Instituto Cultural Aurum e contam com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e realização do Governo Federal Brasil: União e Reconstrução, por meio da Lei Rouanet.
Foto: Comunicação Museu de Mariana / Divulgação