Nos dias 13 e 14 de dezembro, às 20h, um dos mais tradicionais teatros das Américas, a Casa da Ópera, em Ouro Preto, recebe a pianista Heloísa Fernandes e o flautista Toninho Carrasqueira com o show "Choros, Valsas e Outros Lirismos Brasileiros", que está em turnê por seis cidades brasileiras, de norte a sul do país. As apresentações, gratuitas e abertas a todos os públicos, oferecem uma viagem musical que atravessa épocas, explorando a riqueza e diversidade da música brasileira.
O repertório dos concertos propõe uma rica combinação de composições autorais e homenagens a grandes ícones da música, como Pixinguinha, Moacir Santos, Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali. Os arranjos apresentam uma mistura criativa que transita entre a tradição e a modernidade, mantendo o espírito original das obras ao mesmo tempo em que incorporam elementos inovadores e trazem histórias e curiosidades sobre os compositores. Heloísa e Toninho também se destacam por sua habilidade de improvisação, conferindo a cada apresentação uma interpretação única.
Além dos concertos, os músicos irão oferecer uma oficina no dia 12, das 14h às 16h, no Departamento de Música da UFOP. A atividade, com foco na técnica instrumental e na criação musical, também será voltada para o estudo de improvisação e os princípios do livro “Divertimentos-Descobertas”, escrito por Toninho Carrasqueira.
Os concertos e a oficina contarão com recursos de acessibilidade, intérpretes de libras, audiodescrição, monitores disponíveis para apoio e espaços acessíveis para cadeirantes.
O projeto “Choros, Valsas e Outros Lirismos Brasileiros” é uma realização do Ministério da Cultura: Brasil União e Reconstrução, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio exclusivo do Instituto Cultural Vale, coordenação geral e gestão da Borandá Produções, produção local da Veredas Produções e apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Foto: Milton Montenegro / Divulgação