Na última de sexta-feira (20/09) a Câmara de Mariana realizou a solenidade de entrega da Menção Honrosa Doutor Gomes Freire de Andrade, conhecida como “Marianense Ausente”. Anualmente, o legislativo marianense homenageia ilustres cidadãos nascidos em Mariana que hoje orgulham sua terra natal obtendo sucesso profissional e pessoal em outras partes do país.
Nesta edição de 2024, foram reconhecidos treze marianenses ausentes: Cristiana Xavier Gomes; Cristiano Alves Badaro; Douglas Martins; Dreisse Drielle Ferreira Paulo; Eduardo Assunção Estevão; Elizabeth Oliveira; Geraldo Luzia Bento; Isabella Cristina de Almeida Ferreira; Júnia Paula Gomes de Almeida; Padre Magno Raimundo Murta; Rodnei Leandro Vieira; Stephane Regina de Oliveira e Wellington Richard Carneiro Alves.
De Mariana até Búzios no Rio de Janeiro são 556 km e Wellington Alves, 49, um dos homenageados, leva consigo suas origens marianenses. Durante a infância e adolescência morou no bairro Chácara e trabalhou em diversos segmentos de office-boy à Secretário de Governo. Hoje tem uma pousada em Búzios, onde mora com a esposa e os filhos e garante que seu diferencial é o jeitinho marianense: “é um jeito diferente de tratar as pessoas. Aqui a gente recebe bem, bate um papo bom, aí levo pra lá esse carinho marianense para receber meus hóspedes”, conta.
Essa mesma sensação de acolhimento é o que Isabella Ferreira, 37, sente mais falta das terras marianenses. Jornalista de formação, ela buscou a capital mineira para ter sucesso profissional. Atualmente, trabalha com comunicação corporativa em uma grande empresa brasileira. “A cidade grande tem suas qualidades, mas em cidade do interior é diferente. Sinto falta desse clima acolhedor onde todo mundo parece família. Ainda mais Mariana, essa cidade histórica com construções lindas, é um clima muito gostoso”, diz.
A entrega da Menção Honrosa Doutor Gomes Freire de Andrade é uma forma de prestar gratidão aos marianenses que carregam o nome da cidade de Mariana por onde passam e mostram por todos os cantos as qualidades e valores da primeira cidade de Minas Gerais.
Dreisse Ferreira Paulo, 30, é jornalista e mora em São Paulo. Começou sua carreira em Mariana e hoje é redatora no SBT e trabalha como consultora de estratégias de comunicação digital. Em seu discurso como oradora da noite lembrou suas origens no bairro São Gonçalo e agradeceu em nome de todos os homenageados pela honra da comenda. “ Mariana nos presenteia com senso de pertencimento, o valor da tradição e a força da memória. Hoje, retornamos a ela, não apenas como cidadãos mas como filhos que mesmo vivendo distante, jamais perderam a ligação com suas origens”, discursou.
Fotos: Livia Salles e Alice Oliveira / Divulgação