Setembro traz a beleza múltipla das flores.
Quem nunca se encantou com as cores das flores? E a fragrância e a maciez das pétalas de uma rosa?
De onde vieram as flores? Estudiosos investigam o surgimento e a evolução das plantas que florescem em todas as estações do ano. Para Charles Darwin: flores são seres humanos, pois sua evolução é um mistério. As plantas que geram flores representam grande parte das espécies vegetais e dominam ecossistemas, de florestas tropicais e savanas.
Se as pesquisas indicam que as flores evoluíram da mesma forma que os membros e olhos de outros seres, ou seja, pelo recrutamento de genes já existentes para novas atividades, podemos concluir pelas palavras de Ellen G. White que:
“Cada flor que abre suas pétalas na beira da estrada deve sua existência ao mesmo poder que colocou os mundos e as estrelas no céu. Ao longo de toda a criação, a vida do grande coração de Deus palpita. Suas mãos adornam as flores do campo com ornamentos mais finos do que qualquer um que já adornou reis terrestres” (O maior discurso de Cristo).
No mesmo tom de Ellen G. White, as bordadeiras da Academia Marianense de Bordados pesquisaram as flores nativas da cidade de Mariana, que abrem suas pétalas nas estações do ano, encantando moradores e turistas. Suas mãos uniram linhas em bordados que retratam a beleza das flores da Matriz de Minas.
Mãos, linhas, fios, tecidos, cores, sentimentos e beleza adornam as pétalas de cada flor...
A Casa de Cultura - Academia Marianense de Letras convida para a abertura da exposição "BORDANDO FLORES DE MARIANA", no dia 12 de setembro de 2024, às 18h, no Porão-Galeria da Casa de Cultura - Academia Marianense de Letras.
Realização: Movimento Renovador de Mariana e Academia Marianense de Bordados
Apoio: Casa de Cultura - Academia Marianense de Letras
Foto: Cartaz / Divulgação