Inaugurando as comemorações dos 280 anos da Diocese de Mariana, o evento não traz apenas uma oportunidade para reflexão, mas também um valioso patrimônio de fé, a ser cultivado, trabalhado e colocado a serviço da solidariedade.
A Semana Dom Luciano Mendes, deste ano, contará com uma programação diversificada que incluirá exposição sobre os 280 anos da Diocese de Mariana, palestras, conferências, comunicações, lançamento das publicações do Projeto Memória, visitas guiadas a museus, apresentação do Coral do Seminário São José e o encerramento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em História da Arte Sacra.
Além de apresentar a história da Diocese desde a sua criação, a realizadora das atividades destacará os papéis dos bispos, arcebispos, cúria, cabido, seminários e museus. A semana acadêmica também visa apresentar um resgate histórico-cultural do estado de Minas Gerais, propiciando o conhecimento acadêmico-científico e a prática de pesquisas relacionadas à arte sacra, em suas distintas expressões, como arquitetura, música, iconografia, imaginária, retórica, cultura material e intangível.
As festividades da Semana Dom Luciano acontecem por ocasião dos 750 anos do falecimento de Santo Tomás de Aquino, instigando a revisitação do valor da história, da memória e do enfoque filosófico-teológico, sobretudo na relação existente entre fé e razão.
Inscrições
As inscrições para a VII Semana Dom Luciano são gratuitas para espectadores que não desejem obter um certificado de participação. A taxa de inscrição para quem deseja o certificado é de R$15,00.
Foto: Divulgação