A parceria, que completa sete anos, faz parte do Plano de Investimento Social da Samarco e tem como objetivo contribuir com atividades assistenciais e educacionais realizadas nas comunidades vizinhas.
O Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo, administrado pela Arquidiocese de Mariana, atende mais de 60 crianças em situação de vulnerabilidade social oferecendo atividades assistenciais e promocionais para crianças e adultos. O espaço também dispõe de uma programação de atendimentos a comunidade em geral, com a oferta de cursos de inglês e informática, alfabetização de adultos e oficinas de trabalhos manuais voltadas para os pais de crianças da creche.
Renata Barros, moradora de Antônio Pereira, conta que se sente realizada ao ter o filho Riquelme, de dois anos e nove meses, como aluno do centro educacional, onde ela e os quatro irmãos estudaram. “Me sinto extremamente realizada e feliz ao vê-lo seguindo os meus passos, estudando nessa escola que existe há muitos anos, fazendo a diferença na vida de muitas crianças e famílias de Antônio Pereira. O Centro realmente nos passa a segurança e o conforto de saber que nossos filhos estão em ótimas mãos e que estão sendo preparados para uma vida acadêmica de compromisso e de muito sucesso”, destaca Renata.
A coordenadora pedagógica voluntária da creche, Jacyra Aparecida Meireles Rosa, ressalta que o espaço vem educando gerações ao longo de 34 anos de história, promovendo atividades socioeducativas para toda a comunidade e, em especial, cuidando de crianças na educação infantil que, segundo ela, é a fase escolar mais importante da formação educacional e pessoal. “O projeto Padre Ângelo já passou por diversas situações difíceis para sua manutenção financeira no passado, mas hoje, com a ajuda principal da Samarco e da comunidade católica, vem mantendo suas atividades”, pontua Jacyra.
Vitória Cristina Caetano Germano trabalha como auxiliar de secretaria do Centro e afirma ser grata pela oportunidade que se abriu graças ao tempo que estudou no espaço. “Hoje sou funcionária, mas já fui aluna e, para mim, é uma satisfação muito grande poder contribuir com meu trabalho em uma escola que me acolheu quando criança e agora, depois de 20 anos, me deu a oportunidade de ter o meu primeiro emprego”, ressalta Vitória.
O especialista em Relações Institucionais da Samarco, Guilherme Louzada avalia que "a creche Padre Ângelo representa uma grande referência para toda a comunidade de Antônio Pereira. Ao apoiar à creche desde 2017, a Samarco compartilha valor e contribui para a educação e melhoria da qualidade de vida e renda no distrito, uma vez que os pais têm como quem deixar suas crianças em segurança, enquanto trabalham ou participam de cursos de aprimoramento", afirma.
Foto: Divulgação / Arquivo Centro Educacional Padre Ângelo