Com o tema “Os 280 anos da Arqui-diocese de Mariana: a primaz de Minas Gerais”, o evento abrirá as comemorações da criação desta Igreja Particular, a ser celebrado em 2025.
Criada em 1745, a Igreja Particular de Mariana foi primeira diocese erguida no interior do Brasil, juntamente com a Diocese de São Paulo. Anteriormente, todos os outros bispados Bahia (1555), Rio de Janeiro (1676), Olinda (1676), Maranhão (1677) e Pará (1719) estavam localizados no litoral brasileiro.
A história da Arquidiocese de Mariana se entrelaça com a do Estado de Minas Gerias, estando presente, sobretudo, no contexto histórico das cidades de Mariana (MG) e Ouro Preto (MG).
Durante a 7ª Semana Dom Luciano, além de olhar para a história da criação da Diocese e sua elevação à Arquidiocese em 1906, o evento direcionará também os personagens históricos e seus cenários, como bispos, arcebispos, cúria, seminário e museus.
A programação contará com palestras, mesas redondas e conferências que irão trazer o passado da Arquidiocese, abordando a parte histórico-cultural tratando, principalmente, da arte sacra com suas diferentes expressões, como arquitetura, musica, cultura material e intangível.
A programação completa e as informações sobre participação serão divulgadas em breve.
Foto: Caio Amora / Divulgação