Na quarta-feira (03/07), Ouro Preto deu um importante passo rumo ao futuro tecnológico com a inauguração do Hub de Inovação Francisca Mina, localizado no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O evento contou com a presença de autoridades locais, empreendedores, estudantes e membros da comunidade ouro-pretana, todos reunidos para celebrar a criação de um espaço dedicado ao desenvolvimento tecnológico e ao empreendedorismo coletivo.
O novo Hub de Inovação promete transformar o cenário econômico e tecnológico da região. Equipado com um espaço de coworking, uma incubadora de negócios e diversos programas próprios, o Hub tem como objetivo fomentar o empreendedorismo coletivo e diversificar a economia local. A iniciativa é uma parceria entre o município de Ouro Preto e o IFMG, unindo forças para criar um ambiente propício à inovação.
Cerimônia de Inauguração
Durante a cerimônia de inauguração, vários discursos ressaltaram a importância do novo espaço. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, enfatizou a relevância do Hub para o desenvolvimento econômico e social da região.
“Temos aqui hoje a referência de uma mulher histórica tão inovadora que foi a Francisca Mina, e nós abrimos esse campus de inovação dentro do IFMG. Uma parceria muito bonita entre a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, os empreendedores de Ouro Preto presentes no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, com toda essa mobilização pela diversificação econômica do nosso município, e a melhoria das condições sociais para toda a nossa população. Sem o crescimento social, o desenvolvimento econômico pode ser apenas uma ilusão”, afirmou o Chefe do Executivo.
Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, valorizou a união de todos os parceiros para a criação do Hub e destacou a importância do trabalho colaborativo para o sucesso da iniciativa. “Foi um projeto construído a várias mãos, o Conselho de Desenvolvimento Econômico que nos deliberou, uma parceria junto ao IFMG, agradeço e parabenizo ao diretor Reginato e toda à sua equipe, por todo carinho e compromisso com a área de inovação e tecnologia. Além de toda a missão de ensino que o IFMG tem, ele se coloca à disposição da cidade para que a gente consiga gerar capacitação, emprego e renda para Ouro Preto”, declarou o secretário da pasta.
Reginato Fernandes, diretor do IFMG Campus Ouro Preto, ressaltou a conquista do projeto para a instituição e para a comunidade. “Pra gente do IFMG Campus Ouro Preto, com 80 anos, conseguir inaugurar um espaço desse de inovação representa muitas quebras de paradigmas. É um espaço que tá sendo ressignificado, era um galpão de obras, com pedreiros, carpinteiros, para levantar essas paredes, criar nossos móveis, e com o tempo o espaço ficou não tão útil, e encontramos essa nova utilidade que casou muito bem com essa proposta do IFMG, de inovação, de ser contemporâneo, e coincidindo também com a proposta do município”, afirmou.
Priscila Nilo, representante da empresa Samarco, marcou presença no evento e destacou o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e com a inovação na região. “Hoje estamos concretizando ações totalmente intrínsecas ao propósito da Samarco de tentar fazer uma mineração diferente e sustentável. A inovação é um dos pilares de sustentação da Samarco e nós estamos muito felizes de ver esse movimento acontecendo aqui. A Samarco precisa da inovação para voltar a operar dentro do propósito que ela se manifestou a fazer, e temos a perspectiva da diversificação econômica, nós não queremos e não pretendemos ser centro de desenvolvimento econômico, muito pelo contrário, nós queremos é fazer parte disso, e estamos muito felizes de estar aqui”, declarou.
Rafael Bastos, reitor do IFMG, afirmou a importância das políticas públicas para Ouro Preto e os programas voltados para o desenvolvimento tecnológico. “Sabemos o quanto é importante a construção das políticas nas nossas vidas, sem as políticas nós não conseguimos construir as ações que são essenciais para a gente. Temos aqui vários parceiros, e é uma alegria imensa estar aqui com vocês sabendo dessa parceria com o campus Ouro Preto. Quando eu vi o documento pronto, e agora chego e vejo o Hub aqui, todos na expectativa para adentrarmos o espaço, é um passo fundamental”, reiterou o reitor.
Homenagem a Francisca Mina
O nome do Hub é uma homenagem à Francisca Mina, uma figura histórica de grande importância na luta contra a escravidão no Brasil durante o período colonial. Francisca Mina foi uma mulher escravizada que se destacou por sua resistência e luta pela liberdade. Sua história inspira a missão do Hub de promover o progresso e a resiliência na comunidade de Ouro Preto.
O Hub de Inovação é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e do IFMG, com co-realização da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), com apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES) e do Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE).
Foto: Divulgação