Evento é realizado anualmente e reúne entidades da esfera nacional e estadual.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realizou, na última sexta-feira (28/06), o Seminário Técnico de Segurança de Barragens.
O evento, que reuniu representantes de diversas entidades e especialistas da área, teve como objetivo debater e compartilhar as melhores práticas para garantir a segurança das estruturas de barragens e a integridade das comunidades que vivem próximas a essas instalações.
Durante o seminário, diversos temas foram abordados, incluindo estratégias de mitigação de riscos e mudanças na análise e aprovação do Plano de Ação de Emergência.
A troca de conhecimentos entre os participantes visa aprimorar as metodologias de gestão de barragens, refletindo o compromisso contínuo com a segurança pública e ambiental.
Em sua fala, o coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador Estadual de Defesa Civil, destacou a importância da colaboração entre as entidades envolvidas.
“A segurança de barragens é uma prioridade máxima para o estado de Minas Gerais. Eventos como este são fundamentais para que possamos trocar experiências, aprimorar nossas práticas e, principalmente, garantir a segurança das nossas comunidades”, afirmou o coordenador.
“A prevenção e a preparação são nossas melhores ferramentas contra possíveis adversidades”, disse. O seminário também contou com a participação de outros especialistas, que apresentaram iniciativas para promoção do autocuidado e atualizações na legislação de barragens.
Além de integrantes da Cedec, o cronograma contou com a presença do secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Leonardo Monteiro Rodrigues, e de integrantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), Defesa Civil de Duque de Caxias – RJ e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).
Ao longo do dia, palestras permitiram uma interação direta entre os participantes, promovendo um ambiente de aprendizado e cooperação. “Nossa missão é fortalecer a capacidade de resposta das equipes envolvidas e garantir que todos estejam alinhados com as melhores práticas”, acrescentou o coronel Frederico.
Foto: Divulgação