Edição terá festa junina como uma das atrações, além de oficinas, lançamento de livro e workshop sobre queijos minas artesanais.
A terceira edição do projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) acontece hoje, dia 28/06. Mais uma vez, a sede do Núcleo de Arte e Ofícios, no bairro Antônio Dias, e a Praça de mesmo nome irão receber atividades gratuitas e para todas as idades. Não poderia faltar a tradicional festa junina, que vai animar e aquecer o público com apresentação de quadrilha, forró e barraquinhas com os famosos quitutes do período.
A programação já foi fechada. O público terá à disposição uma série de atividades como: oficinas de bijouterias com resíduos têxteis, confecção de xequerê, escrita criativa, bordado, culinária e workshop sobre queijos minas artesanais de leite cru. Todas as oficinas são gratuitas e sem a necessidade experiência prévia.
Como já virou tradição, ao cair da tarde, as atenções se voltarão para a Praça Antônio Dias, que irá sediar a festa junina do “Sextas”. Na programação, apresentação de quadrilhas, dentre elas, infantil, além de banda de forró e a presença do Boi da Manta, do distrito ouro-pretano de São Bartolomeu. Os tradicionais sabores juninos serão destaque na feirinha de arte, artesanato e gastronomia.
Outras três edições estão confirmadas para este ano. A convocação para a participação de artistas, agentes culturais e artesãos segue aberta, por meio de formulário online disponível no link: https://forms.gle/bFM4tQ99xFsDjtDx9
O público pode acompanhar os registros e todas as informações sobre o evento na página oficial do projeto no Instagram: @sextasabertas.
As oficinas serão realizadas no bairro Antônio Dias, na sede do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, que funciona no Casarão Pedro Aleixo, um amplo imóvel erguido no século XIX que oferece ambientes variados, incluindo pátios abertos e ateliês de linguagens artísticas distintas.
Foto: Divulgação