As inscrições estão abertas desde o dia 17 de junho para jovens, estudantes e universitários das regiões de abrangência da Sicredi Integração RS/MG.
Após ser adiado devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o evento retorna com força total. A Sicredi Integração RS/MG anuncia as novas datas de realização do Desafio Social, uma iniciativa que marca as comemorações dos 120 anos da cooperativa. Esta ação faz parte de um circuito de experiências que visa impulsionar o desenvolvimento das comunidades, estimulando habilidades de cooperação, liderança e criatividade.
Em formato de Hackathon, o Desafio Social reunirá uma série de problemáticas identificadas a partir de pesquisa com atores de cada região, entre elas, temas como Fortalecimento do Turismo Regional, Diversidade, Cidades Inteligentes e Qualificação Profissional. Cada uma das problemáticas identificadas está associada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), visando o crescimento sustentável e a promoção da cidadania.
O Desafio Social propõe a apresentação de soluções às problemáticas locais, discussão das características regionais e promoção da conexão com diversos públicos. Destinada a jovens, estudantes e universitários, a iniciativa ocorrerá simultaneamente nas regiões de abrangência da cooperativa no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.
As equipes participantes concorrerão a uma premiação de até quinze mil reais. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 20 de julho para a edição em Minas Gerais e até 12 de agosto para a edição no Rio Grande do Sul.
Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do evento: www.desafiosocialintegracao.com.br.
Novas datas
Em Minas Gerais o projeto ocorre em parceria com a UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto e diversas instituições locais, terá início no dia 29 de julho em um encontro online, ocorrendo o encontro presencial nos dias 03 e 04 de agosto no Centro de Artes e Convenções da UFOP/Ouro Preto MG.
No Rio Grande do Sul, a parceria é com a Univates – Universidade do Vale do Taquari e terá início no dia 26 de agosto em um encontro online, ocorrendo o encontro presencial nos dias 31 de agosto e 01 de setembro no Espaço TECNOVATES/Lajeado RS.
O momento presencial dos eventos contará com uma programação repleta de atividades, incluindo apoio e mentoria de acadêmicos, profissionais de mercado e especialistas em diversas áreas, que estarão disponíveis para orientar os participantes de forma voluntária ao longo de todo o processo.
Desafio Social premiará as 3 melhores soluções apresentadas
Ao final da maratona, um júri especializado, composto por membros da Sicredi Integração RS/MG e por profissionais do ecossistema de inovação, tecnologia e sustentabilidade da região, avaliará as soluções apresentadas. Os projetos serão julgados com base em critérios como aderência à problemática abordada, inovação, originalidade, impacto social, aplicabilidade e potencial de escala.
Com isso, as três melhores equipes em cada estado (RS e MG) serão premiadas, independentemente da categoria da solução desenvolvida. A equipe do 1º lugar ganhará R$ 15.000,00, além de um troféu; enquanto o 2º lugar será contemplado com R$ 10.000,00; por fim, o 3º lugar receberá R$ 5.000,00. Os prêmios são designados exclusivamente aos ganhadores. Adicionalmente, todos os participantes da maratona receberão um certificado de atividades extracurriculares, somando um total de 24 horas.
Além da oportunidade de contribuir com soluções significativas para a comunidade, este é um momento em que podemos juntos, pensar em soluções para momentos como o que vivemos recentemente. O projeto oferece experiências marcantes aos participantes, repletas de diversão e aprendizado. Para mais informações, regulamento completo e inscrições, acesse o site www.desafiosocialintegracao.com.
Foto: Divulgação