Nas redes sociais, golpistas se passam por restaurantes conhecidos para aplicar golpes nos clientes dos estabelecimentos e invadir as redes sociais das vítimas. Você já viveu uma experiência dessas achando que era um restaurante que costuma frequentar?
Imagina só, o seu restaurante predileto começa a seguir seu perfil no Instagram. Logo em seguida, você recebe uma mensagem com um convite para participar de um sorteio, promoção ou jantar grátis.
Para confirmar a participação, é preciso clicar em um link. A partir daí, você perde o acesso à sua conta, e os golpistas entram em ação. É assim que acontece o golpe do falso restaurante. Acompanhe mais informações.
Saiba como acontece o golpe
Páginas falsas são criadas usando fotos e logomarca de restaurantes famosos. O perfil tem a mesma logo e as fotos do restaurante original. Entretanto, uma pequena diferença passa despercebida aos olhos do consumidor: o nome do usuário contém pequenas alterações com letras e números.
Para atrair os clientes do estabelecimento original, o perfil do falso restaurante cria ações como sorteios ou promoções de última hora. Mas não basta só comparecer ao local, todo golpe acontece online. Ao participar da ação do falso restaurante, o consumidor precisa clicar em um link de confirmação.
A partir daí, o consumidor tem o seu perfil nas redes sociais invadido. Acontece que esse golpe não para por aí! Com o perfil invadido, os seus amigos e familiares também são vítimas do golpe. Isso porque eles utilizam o perfil invadido para se passar por você e pedir dinheiro para os seus contatos.
Como saber se a página é fake? Se liga só nesse alerta!
O primeiro passo é identificar se existe mais de uma página para o perfil do restaurante. Além disso, é importante se manter atento se a página é oficial. Em muitos casos, os perfis comerciais utilizam o selo de verificação da rede social para confirmar a autenticidade.
Também é importante não deixar passar os detalhes, como a data em que o perfil foi criado, desconfie se a criação é muito recente. E, claro, a frequência de postagens do perfil, e as interações nos comentários. Outro detalhe importante: não clique em links externos para confirmação de sorteio ou jantar.
Como proteger seu perfil?
Desconfie de ofertas e sorteios enviados pelas redes sociais. Sempre confira se essa promoção é real, entrando em contato por telefone diretamente com o restaurante. Para evitar esse tipo de invasão, mantenha sempre a autenticação de dois fatores ativa para proteger sua conta.
Para essa camada de proteção extra, o aplicativo de autenticação é a opção mais recomendada por especialistas. Isso porque, esses aplicativos geram códigos que só você pode ter acesso, diretamente do seu celular.
Foto: Divulgação