O acervo é formado por mais de oitocentos volumes encadernados e duzentas caixas de documentos avulsos.
No dia 05 de junho, o Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana (AHCMM) participou da 8ª Semana Nacional de Arquivos. O tema deste ano é a acessibilidade e a democratização do acesso à informação.
A atividade contou com a participação da coordenadora do Arquivo, a historiadora Cláudia Chaves, e dos pesquisadores Kelly Oliveira e Renato Venancio. O tema do debate foi “A importância dos acervos camarários para a história do Brasil.” O debate está disponível no canal do AHCMM do YouTube.
Desde a idealização da Câmara, os milhares de documentos produzidos pelo legislativo marianense registram em seus autos partes importantes da história de Minas e do Brasil.
O acervo é formado por mais de oitocentos volumes encadernados e duzentas caixas de documentos avulsos. Somados, são cerca de 40 mil documentos preservados, conservando a história da primeira vila e capital de Minas Gerais.
O AHCMM é mantido por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto e permite que estudantes e pesquisadores tenham acesso, através do projeto Arquivo Aberto. O departamento está localizado na Rua Cônego Armando, 183, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, e é aberto à visitação de segunda à sexta, de 8h às 12h e de 13h às 17h. O agendamento pode ser feito pelo telefone: (31) 3557-9429 ou no e-mail: ahcmm.dehis@ufop.edu.br
Foto: Divulgação