A cidade de Mariana, renomada por sua rica história, arquitetura, gastronomia e vários pontos turísticos, ganha mais uma ferramenta para ajudar a guiar todos seus visitantes. O Memento Instituto, com o apoio da Cedro Mineração, desenvolveu uma plataforma digital que permitirá aos turistas planejar previamente suas visitas.
A "Mariana Cidade Interativa e Digital" (CID) já pode ser conferida durante o Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto, que aconteceu entre 5 e 7 de junho, no Centro de Artes e Convenções da antiga capital mineira. Lá, os participantes puderam explorar em um totem interativo a potencialidade da plataforma, através de óculos de realidade virtual.
Vitor Gomes, diretor executivo do projeto, destaca que a CID oferece uma experiência imersiva na história e cultura da cidade. “Com dispositivos móveis, os turistas poderão localizar e explorar os principais pontos turísticos, obter informações sobre horários de funcionamento e muito mais. Além disso, a plataforma promove a visibilidade e a economia criativa dos distritos de Mariana”, afirma Gomes.
Para que tudo isso acontecesse, o Memento Instituto realizou um detalhado mapeamento dos atrativos turísticos, culturais e religiosos da cidade, seus bairros e distritos. Utilizando técnicas avançadas de fotografia panorâmica e produção audiovisual, o aplicativo foi concebido para ser intuitivo e acessível, permitindo que os turistas encontrem rapidamente as informações que procuram. Os visitantes podem interagir com objetos em 3D e acessar textos, vídeos e áudios desenvolvidos com a colaboração de professores, pesquisadores e moradores do município.
Esse é mais um projeto apoiado pela Cedro Mineração que valoriza e promove a cultura na cidade. Lucas Kallas, presidente do Conselho da Cedro Participações, reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento local. “Estamos empenhados em colaborar com a divulgação da cidade de Mariana, promover e engrandecer sua história para contribuir com o crescimento econômico e social de toda sua população”, ressalta Kallas.
Foto: Divulgação