Hoje, dia 30 de maio, quinta-feira, marca a comemoração de Corpus Christi. Apesar de não ser um feriado nacional, a data é um ponto facultativo no Brasil. Ou seja, alguns brasileiros terão a oportunidade de aproveitar um descanso prolongado.
Diferente dos feriados, nos pontos facultativos, os estados e municípios são quem define se haverá ou não uma folga, de acordo com a legislação local. Na cidade de Mariana (MG), por exemplo, o dia de Corpus Christi é considerado feriado municipal.
Quando é Corpus Christi?
O Dia de Corpus Christi é uma data associada à religião Católica e, por ter relação com a Páscoa, não possui uma data fixa. Isso porque sua celebração é sempre 60 dias após a festa da ressurreição de Cristo. No entanto, é obrigatoriamente em uma quinta-feira, assim como foi a Última Ceia. Além disso, comemora-se sempre na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.
O que significa Corpus Christi?
A palavra Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo” ou “Corpo de Deus”. A tradição diz que Jesus, na véspera de sua crucificação, se reuniu com os apóstolos na ceia e instituiu a Eucaristia. A celebração de Corpus Christi refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado.
Qual a origem de Corpus Christi?
A data surgiu na Idade Média, em 1264, no século 13, durante o papado de Urbano IV. Segundo a história, durante anos, a freira belga Juliana de Mont Cornillon teve visões sobre a criação da festa do sacramento da eucaristia. A data foi instituída após um suposto Milagre de Bolsena, na Itália, quando teria escorrido sangue de uma hóstia durante a eucaristia.
Tapetes de sal e serragem
No Brasil, uma tradição típica de Corpus Christi é a atividade de produzir tapetes, que chegou aqui por influência portuguesa. Os tapetes de sal Corpus Christi remetem ao momento em que Jesus entrou em Jerusalém. Atualmente, são confeccionados com serragem, borra de café e areia, por exemplo.
Foto: Divulgação