Um dia inteiro de atividades culturais e artísticas totalmente gratuitas e para todas as idades. O projeto Sextas Abertas, idealizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) em 2016, por meio do Núcleo de Arte e Ofícios, já faz parte do calendário da cidade histórica. Em 2024, serão realizadas seis edições especiais. A largada será já nesta sexta-feira (19/04), durante a Semana da Inconfidência, em Ouro Preto. A convocação para a participação de artistas de várias expressões e agentes culturais que atuam com temas diversos está aberta, por meio de formulário online disponível no portal da FAOP.
O público poderá acompanhar todas as informações sobre o evento na página oficial no projeto no Instagram: @sextasabertas.
“A FAOP sempre realizou com enorme carinho o Sextas Abertas, que este ano será potencializado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ouro-pretanos e visitantes podem esperar por sextas-feiras memoráveis”, afirma Jefferson da Fonseca, presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).
As oficinas, como de costume, serão realizadas no bairro Antônio Dias, na sede do Núcleo de Arte e Ofícios, da FAOP, que funciona no Casarão Pedro Aleixo. O amplo imóvel, erguido no século XIX, oferece ambientes variados, incluindo pátios abertos e ateliês de linguagens artísticas específicas.
O projeto alcança também a Praça Antônio Dias, localizada em frente à sede do Núcleo. O lugar, que se integra ao adro e jardim do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, vai receber espetáculos musicais, teatrais e a famosa feirinha de arte e artesanato de produtores locais.
“Nessas seis edições, o que a gente espera é cumprir cada vez melhor o propósito do Sextas Abertas, que sempre foi o de valorizar artistas, trazer à tona a vitalidade de territórios e comunidades, e levar arte e cultura ao público em geral”, afirma Rachel Falcão, coordenadora do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP.
Geralmente, as múltiplas atividades de linguagens artísticas distintas acontecem durante o dia e de forma simultânea. O público - crianças, jovens e adultos - pode transitar de um ambiente para o outro e ter uma rica experiência como espectador ou como participante das oficinas e cursos, que abrangem práticas em artes plásticas, artes visuais, música, audiovisual, artes cênicas, expressão corporal, culinária, além de palestras e rodas de conversa de temas transversais.
Foto: Divulgação