Um grupo de meninos e meninas, que participam do Projeto Trampolim, acompanharam a solenidade em que o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, assinou a autorização para o repasse de R$50 mil reais para o Instituto Trampolim. O valor advém de duas emendas parlamentares, de autoria do deputado Estadual, Gustavo Santana, e do deputado Federal, Aelton Freitas. Cada deputado repassou R$25 mil reais para a instituição.
A verba é uma conquista do vereador de Ouro Preto, Luiz Gonzaga, o Luiz do Morro, que há mais de duas décadas estimula o projeto Trampolim. Ele estava na cerimônia em companhia da sua filha e da sua esposa.
O recurso será investido na compra de equipamentos de fisioterapia e na melhoria da infraestrutura da sede, instalada no bairro Caminho da Fábrica. Outra parte do valor será aplicada na modernização do espaço com equipamentos, como ventiladores e aparelhos de televisão.
O prefeito, Angelo Oswaldo, durante seu pronunciamento, parabenizou as crianças, falou sobre a importância do esporte desenvolvido por eles com o apoio da família, dos professores, dos instrutores e de todos aqueles que trabalham no Instituto. “Nesta casa - casa do esporte, portanto é a casa da saúde, da educação, porque a vida é plena quando a gente tem boa saúde e quando nós temos a educação, que é o caminho da vida para a nossa formação, para nós crescermos, irmos para frente na vida - meninos e meninas estão saltando alto para alcançar o futuro, e um belíssimo futuro”, declarou o prefeito. Angelo Oswaldo também citou várias ações de sucesso do projeto e apontou a trajetória da atleta Ana Luiza Ferreira, que chegou no Instituto com oito anos de idade e hoje é a presidente da instituição, formada em educação física, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e, como atleta, esteve em vários países do mundo, graças ao Instituto Trampolim.
O vereador, Luiz Gonzaga, agradeceu ao prefeito e à Câmara Municipal pelo apoio e parceria com o Instituto. “Não se consegue nada se não tiver apoio e amparo do legislativo e do executivo. Se você não tem um governo de diálogo, que proporciona ações para você chegar a um resultado, as coisas não vão para frente”, disse o vereador. Luiz Gonzaga disse ainda que é importante tirar as crianças de um outro lugar e vê-las crescendo, se desenvolvendo, criando expectativas de dias melhores e fazer algo para o semelhante. “Vocês podem professores, podem ser o que quiserem, se estudarem, se correrem atrás e acreditarem, isso já valeu a pena para mim”, falou o vereador, dirigindo-se às crianças.
O treinador de ginástica, Edson Adriano Nogueira de Paiva, que já foi presidente do Instituto, disse que o recurso vai contribuir diretamente para os alunos que precisam de recuperação e que precisam melhorar a sua performance esportiva. “O foco da instituição são crianças em vulnerabilidade social, mas, hoje, nós atendemos diversos públicos, diversas situações de crianças em todo o município. São diversos alunos e atletas que já competiram em nível nacional e internacional. Outros que não viraram atletas, mas que se tornaram excelentes cidadãos, com culturas e com hábitos saudáveis, que essa é a missão da instituição. O jovem, Lucas Junior Tobias, que passou pelo Projeto, é uma das referências de sucesso. Ele já ganhou um campeonato mundial. Cada atleta tem sua grandeza”, disse o treinador, que relatou, com orgulho, os títulos de campeões Sul-americanos, Americano, Mundial, Brasileiro, Estadual, entre outros conquistados mundo afora por atletas que passaram pelo Instituto Trampolim.
As crianças e o Trampolim
O Instituto Trampolim atende cerca de 220 meninos e meninas, a partir dos 6 anos, de Ouro Preto e dos distritos. O objetivo é promover a cidadania e utilizar a ginástica como ferramenta educacional. Hoje, é uma das instituições referência em ensino da ginástica no Brasil e também no exterior.
A garotada que faz parte do projeto não para de sonhar. Alice Fernandes Brandão tem 11 anos, e há dois anos e meio treina no Instituto. “Cheguei logo após o isolamento da Covid para me exercitar porque estava muito parada, amei o esporte e não quis sair mais. Quero ser uma atleta e me inspiro no Lucas Junior”, falou Alice.
Laura Melo, de dez anos, é outra aluna empolgada com o esporte. Ela contou que se inspirou na irmã. “Minha irmã já fez ginástica no Trampolim, eu comecei com ela. Eu decidi ficar para aprender e fazer um esporte diferente. Quero ser uma grande atleta. Eu gosto muito de aprender coisas novas, saltar. Nosso professor ajuda a gente a se tornar o que a gente vai ser daqui a um tempo”, disse Laura.
Davi Silva Ferreira, 11 anos, já enxerga seu futuro no esporte. “Eu vim aqui por causa da quarentena, minha mãe decidiu me colocar no projeto porque eu estava muito parado e sedentário. Eu vim e amei. Quero ser um grande atleta e ser exemplo para muitas pessoas aqui no Brasil e lá fora”, declarou Davi.
Davi, Laura e Alice. Todos se inspiram no Lucas Junior Tobias, atleta ouro-pretano, do Instituto Trampolim, que, entre suas conquistas, tem a medalha de prata no Duplo Mini Trampolim, em São Petersburgo, nos Estados Unidos. Assim, o Instituto Trampolim faz história em Ouro Preto e no mundo inteiro, valorizando seus atletas, desde muito jovens.
A presidente da entidade, Ana Luiza Ferreira, esteve na Rússia, França, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina, Portugal e Panamá, competindo em campeonatos mundiais. “A minha medalha mais importante foi na Argentina, que foi o meu primeiro campeonato internacional. Eu saí de lá, fui para a final em primeiro lugar, na final eu fiquei em segundo, foi muito gratificante. Foi uma experiência surreal, eu competi com pessoas de outros países, outras culturas, então para mim foi uma das medalhas mais importantes de toda a minha carreira como atleta. E meu maior sonho é levar todo mundo do Instituto Trampolim para poder ter essa vivência também, para poder competir fora, e saber como é a ginástica além do Brasil”, relatou a presidente.
Além das autoridades do executivo e do legislativo de Ouro Preto, estiveram presentes, no Instituto Trampolim, o diretor do programa pró-comunidade da secretaria de governo José Eustáquio, e a gestora de convênios e projetos, Antonielle Pessoa.
Foto: Divulgação