Priorizando saúde, segurança e qualidade de comercialização para produtores locais, a Prefeitura de Ouro Preto aderiu ao Serviço de Inspeção Municipal Consórcio SISBI. Assinado na última segunda-feira (04/03), o contrato entre a Prefeitura e o CODAP - Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba - prevê inspeções e selo de qualidade que permitem a comercialização de produtos agrícolas em outros municípios de forma segura e em conformidade com a lei e regulamentação de alimentos, o que irá impulsionar o desenvolvimento agrícola e pecuário em Ouro Preto.
Estavam presentes o prefeito, Angelo Oswaldo, a vice-prefeita, Regina Braga, o secretário de Agropecuária, Marco Antônio de Freitas, o secretário Executivo da CODAP, Paulo Correia, a coordenadora de Serviço de Inspeção, Raíssa Lopes, e demais empreendedores e produtores locais. Todos os presentes se animaram com a entrada do município no consórcio, que pretende desenvolver ainda mais o setor da agricultura e pecuária em nossa região.
O secretário de Agropecuária, Marco Antônio, destacou a importância da associação para os produtores locais que agora poderão comercializar em outros municípios também associados.
O prefeito comentou sobre essa parceria. “Quanto mais avançamos em termos de fiscalização de credenciamento, garantimos a qualidade dos produtos de origem animal e qualidade de vida. Conseguimos grande progresso com mais circulação de produtos e consumo. Com o associativismo, garantimos saúde, bem estar e qualidade”, enfatizou Angelo Oswaldo.
Entre as inúmeras prestações de serviço, a CODAP realiza vistorias e inspeções que permitem aos produtores receberem o selo de autenticidade. Como, por exemplo, o selo SIM, que certifica produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênico-sanitária e, ao mesmo tempo, incentiva que os produtores saiam da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural.
Para obter o registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), é obrigatório que todos os envolvidos no abate, produção de matéria-prima, manipulação, beneficiamento, preparo, embalagem, transformação, acondicionamento, deposição e industrialização de produtos de origem animal estejam devidamente cadastrados. Em Ouro Preto, os interessados devem dirigir-se à Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Rua Hugo Soderi, 21 - Bloco B, Saramenha, no horário das 08h às 17h, ou entrar em contato pelo telefone (31) 3559-3249.
Após o contato inicial, os empreendedores serão orientados e preencherão o formulário de registro. Em seguida, a prefeitura encaminhará as informações ao CODAP para iniciar o processo de certificação. O prazo estimado para a realização da inspeção do procedimento é de até um mês, dependendo das demandas do CODAP.
A CODAP, atuando em 26 municípios, compreendendo 18 municípios e 13 distritos, está em constante expansão, rumo a 28 distritos, com a recente adesão de Acaiaca e Sabará à associação. Com uma abrangência tão ampla, a CODAP desempenha um papel vital na fiscalização e inspeção de produtos de origem animal em toda a região. Contando com uma equipe de médicos veterinários e outros profissionais altamente capacitados, a CODAP assegura padrões de qualidade e segurança alimentar, garantindo a confiança dos consumidores e impulsionando o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário em sua área de atuação.
Foto: Divulgação