Na última quarta-feira, (28/02), no Centro de Cultura do distrito de Antônio Pereira, aconteceu uma importante ação envolvendo a comunidade e os poderes público e privado. Foi assinado o termo cujo objetivo é realizar estudos para a diversificação econômica do distrito incentivando o fomento de empreendimentos locais, a implementação de novos negócios, a criação da plataforma digital para divulgação do distrito e, principalmente, a capacitação profissional para os moradores.
Antônio Pereira, que tem o setor minerário como maior empregador, a partir de agora, poderá diversificar a economia local por meio de um levantamento realizado em conjunto pela Vale, Instituto Euvaldo Lodi, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto. Em 2020, a Vale iniciou as tratativas para uma consulta pública e, no ano seguinte, aconteceu a reunião com o comitê criado para apontar as potencialidades do distrito, que solicitou 300 pedidos. Destes, 270 foram validados e agora serão colocados em prática. Esta ação, escolhida pelo comitê, tem por objetivo a estruturação de um plano de desenvolvimento local para Antônio Pereira e, com a análise e seleção de setores estratégicos com potencial para desenvolvimento local, será identificado o perfil/vocação da comunidade.
“Serão ações construídas para o futuro, levantamentos e pesquisas. Além do estudo de campo, que a partir dele vamos procurar as áreas de diversificação econômica, capacitando, gerando emprego, acompanhando as empresas que serão abertas e, aí, a gente muda o futuro’’, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico Felipe Guerra.
Foto: Divulgação