O Mutirão de Limpeza em Passagem de Mariana seguiu até nesta terça-feira (20/02). O trabalho se iniciou na quinta-feira (15/02), com o objetivo identificar e tratar os focos e a proliferação do mosquito Aedes aegypt na localidade, devido ao alto índice de casos.
A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a ação com os agentes de combate às endemias, apoiados pela equipe dos bombeiros civis brigadistas. Nas visitas, os profissionais realizam o bloqueio dos focos do mosquito com aplicação de larvicida e descarte de inservíveis. Tem o suporte de caminhões da Secretaria de Obras e a população recebe orientações.
Resgate de residências
No sábado (17/02), 22 agentes de endemias estiveram no distrito para realizar nova tentativa às casas que não receberam visitas. No Total, 112 casas foram resgatadas durante a ação. A moradora Ana Angélica Barbosa destaca os cuidados que toma em sua residência: “Faço a limpeza do terreiro para não deixar água parada. É preciso tomar cuidado, porque a doença está aí”, ressalta a moradora.
Em todos os dias de atuação, as residências com indicação, receberam borrifação de inseticida com o uso de bomba costal. A comunidade pode colaborar com o combate à dengue ao receber os agentes de endemias, manter limpos os quintais, descartar corretamente os inservíveis e manter as caixas d’água devidamente tapadas.
Foto: Divulgação