Dentre eles, estiveram empenhados, agentes de combate às endemias e bombeiros brigadistas. A Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Saúde, intensifica o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Os profissionais atuam na identificação, tratamento e prevenção dos focos dentro das residências, além de realizar a borrifação com bomba costal nas áreas de maior incidência de focos e mosquitos já adultos. Foram disponibilizados quatro caminhões para realizar o recolhimento dos materiais inservíveis. Diante o surto de dengue, é essencial que o cidadão receba os agentes.
Patrícia Gonçalves, 52, mora no distrito e diz que tem uma rotina de cuidados em casa. "São pequenas coisas que podemos fazer e que ajudam muito", pontua. A recomendação é que caixas d'água fiquem vedadas e os moradores monitorem acumulo de água em objetos como garrafas, pneus e vasos de plantas.
Intensificação dos trabalhos
O município segue em situação de emergência em saúde pública para a dengue e as doenças transmitidas através do Aedes aegypti: zika, chikungunya e febre amarela. A atuação dos profissionais frente ao enfrentamento do mosquito também inclui visitas técnicas nas residências, em bairros e distritos do município. Desde o mês de outubro, são realizados mutirões de limpeza como medida preventiva para remover e eliminar possíveis criadouros.
Foto: Divulgação