O Movimenta Cultura, ação formativa itinerante na área da Gestão Cultural, promovida pelo Centro Cultural Tatajuba e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, chega à cidade de Mariana. O projeto, que já passou por Caeté, São Gonçalo do Abaeté, Juatuba e Belo Vale, realiza no município a oficina gratuita Território, Cultura e Participação Social, destinada a produtores, artistas, profissionais envolvidos com produção cultural e interessados em geral. O conteúdo irá abordar a participação social como possibilidade para que o cidadão atue na cultura, na identidade e na memória de sua comunidade.
As aulas acontecem entre os dias 29 de janeiro a 2 de fevereiro, no Hotel Providência (Rua Dom Silvério, 232, Centro), das 18h30 às 22h. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição disponível no link https://forms.gle/vf5fvEJN8yHLpKti6 até o dia 24 de janeiro. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo número (31) 9.9785-7876 e canais do projeto: instagram.com/movimenta.cultura, facebook.com/projetomovimentacultura e linktr.ee/movimenta.cultura.
A oficina Território, Cultura e Participação Social visa auxiliar os alunos na criação de iniciativas para a comunidade em que vivem. Ela irá tratar do conceito de território e dos aspectos históricos da democracia e ensinará como a participação social pode aumentar as possibilidades de atuação de um agente cultural. As aulas serão ministradas pelo Doutor em Ciência Política e Mestre em Filosofia do Direito, André Rubião, também diretor do Centro Cultural Unimed-BH Minas, e por Bernardo Gomes Barbosa Nogueira, Doutor em Teoria do Direito pela PUC/MG e Mestre em Ciências Jurídico-Filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Movimenta Cultura
O Movimenta Cultura busca promover profissionalização, geração de emprego, renda e novas oportunidades por meio da arte e da cultura. A iniciativa irá percorrer mais de 25 municípios de três regiões do país: Nordeste, Norte e Sudeste e realizar 60 oficinas formativas gratuitas, até março de 2024. Em Minas Gerais, o projeto circula por várias cidades, como Caeté, São Gonçalo do Abaeté, Juatuba, Belo Vale, Mariana, Brumadinho e Rio Piracicaba. Cada município receberá uma das oficinas ofertadas pelo projeto, a fim de qualificar jovens e adultos que atuam ou queiram trabalhar com Cultura.
Ao circular de forma descentralizada, o projeto auxilia no crescimento e na descentralização das políticas públicas e dos investimentos de incentivo fiscal em diferentes regiões do país. “Acreditamos que investir na formação, no desenvolvimento e na potência das comunidades locais significa reconhecer valores e proporcionar um ambiente profissional para a criação e produção cultural. Um processo de formação nas cidades do interior reverbera para dentro da própria comunidade, projeta a construção de futuros melhores, gera renda e estimula mais pessoas a atuarem no setor cultural”, comenta Lena Cunha, gestora cultural e responsável pela coordenação pedagógica do Movimenta Cultura.
Foto: Divulgação