Secretaria de Saúde, desenvolve ações de conscientização sobre a importância do combate à hanseníase e dos cuidados com a saúde mental e emocional, durante o mês das campanhas Janeiro Branco e Roxo.
As atividades de sensibilização, que incluem palestras, rodas de conversa e dinâmicas, são conduzidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na sede e nos distritos. As unidades de saúde da família são a porta de entrada para o tratamento e acolhimento do paciente.
Janeiro Roxo
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa que afeta a pele, as mucosas e os nervos. O principal sintoma é o aparecimento de manchas indolores ou com alteração de sensibilidade à temperatura na pele.
As ações do mês objetivam esclarecer sobre o diagnóstico e tratamento adequado, que é oferecido gratuitamente em todos os postos de saúde, bem como ampliar a divulgação dos sintomas e promover discussões sobre os estigmas acerca da doença.
Janeiro Branco
Os cuidados com a saúde mental devem ser constantes, mas em janeiro, os profissionais atuam para promover atividades que visam o bem-estar emocional da população através do despertar, educar e refletir sobre os sentimentos, as relações e a própria vida.
Foto: Divulgação