Estão disponíveis 285 vagas para qualificação em pintor de obras imobiliária e serralheiro de materiais ferrosos e aperfeiçoamentos em NR-10 e NR-18. As inscrições acontecem até o dia 27 de julho.
Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes nas áreas de construção civil, elétrica e mecânica oferecidos, em Mariana (MG), pela Fundação Renova em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). São oferecidas 285 vagas para qualificação em pintor de obras imobiliárias e serralheiro de materiais ferrosos e aperfeiçoamentos em NR-10 (Segurança e Instalação em Serviços Elétricos) e NR-18(Medidas de Segurança em Construção Civil).
Os interessados poderão se inscrever até o dia 27 de julho, na unidade do SENAI de Mariana, localizada na Rodovia do Contorno, s/nº, bairro Colina. Mais informações pelos telefones (31) 3557-2120 ou 3557-4241. Tanto a inscrição quanto a realização dos cursos são gratuitas.
Podem se inscrever homens e mulheres maiores de 18 anos. O curso de aperfeiçoamento em NR-10 exige do candidato conhecimento na área elétrica. Para as vagas de qualificação em pintor de obras e serralheiro haverá prova de seleção com questões de múltipla escolha de português e matemática. A avaliação será no dia 28 de julho, das 9h às 11h.
Para o especialista em Programas Socioeconômicos da Fundação Renova, André Carvalho, a iniciativa irá contribuir para que as ações de reparação sejam executadas com qualidade. “A qualificação profissional permite tanto que o trabalhador desempenhe funções com qualidade, atento as regras vigentes de sua profissão, quanto seja reconhecido pelas empresas e pela comunidade. Mais que uma certificação, é uma forma de destaque e uma garantia de qualidade, para as obras atuais e futuras da região”, disse André Carvalho.
As ações de qualificação da Fundação Renova começaram em 2017 com cursos profissionalizantes nas áreas de construção civil, tendo a primeira turma formado 27 profissionais. Já em março de 2018 foram oferecidas outras 360 vagas nas áreas de construção civil para capacitação em marcenaria, eletricistas e pedreiros, dentre outras. Um dos objetivos da Fundação Renova é qualificar a mão de obra de obra local e garantir que parte substancial da força de trabalho nas ações de reparação seja composta por profissionais das cidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.