É no momento desse atendimento que as expectativas são alinhadas entre profissional e paciente
A consulta estética tem um papel fundamental no momento de definir quais são os procedimentos ideais para oferecer, uma vez que ela identifica queixas e contra indicações. O consumidor está cada vez mais exigente e com isso aumentou a busca por serviços e produtos que ofereçam personalização. Eles reconhecem a diversidade das pessoas e suas necessidades específicas, permitindo resultados mais eficazes, seguros e satisfatórios. No entanto, é sempre importante consultar profissionais qualificados e experientes ao buscar qualquer tipo de tratamento estético.
Nesse cenário, cada indivíduo merece e precisa realmente de uma atenção diferenciada. A Dra. Mara Freitas, fisioterapeuta dermatofuncional, especialista em gerenciamento saudável da pele (SKIN RESET) ressalta que a queixa de um raramente é a queixa de outro e mesmo que as queixas coincidam, a condução dos protocolos são bem específicas. “É no momento da consulta que nós alinhamos a necessidade do paciente com as expectativas, com a vontade, para a definição de um plano de tratamento. Isso traz benefícios tanto de melhora, de amplificação dos resultados dos protocolos, bem como um respeito à individualidade do nosso paciente. A gente trabalha sempre tentando manter a naturalidade nos procedimentos”, afirma.
Outro ponto importante é que é durante a consulta que é detectada a importância da condução em caso de alergias, em caso de não opção por determinados produtos, enfim, então cada indivíduo tem a sua necessidade única e a gente só consegue isso realmente com um plano de tratamento individual.
Pontos abordados na consulta prévia
Mara explica que os tópicos abordados são, especialmente em termos de queixas. Quais são elas, qual a expectativa em relação ao tratamento, qual o real desejo, porque ele busca esse tratamento. “É fundamental alinhar a questão de uso de medicamentos controlados, de alergias, intoxicação. Mas, especialmente, neste momento, a gente precisa, sim, alinhar a expectativa do paciente, porque muitas vezes ele vem com a queixa querendo sanar alguma determinada disfunção que nem sempre é estética. Expectativas muito grandiosas, muito errôneas, raramente correspondem à necessidade do paciente. Normalmente, remete a outras questões inteiras. E esse tipo de paciente normalmente precisa de ajustes de imagem e de aceitação”, enfatiza.
Além disso, é no momento da consulta que a gente sabe também se o paciente possui indicação ou contraindicação para determinados procedimentos. “Por exemplo, como eu trabalho muito com FAS, a gente recebe muito paciente que já foi submetido ao PMMA, certo? Então ele precisa ser informado devido aos riscos de necrose e as complicações com esse tipo de produto. Então é durante essa conversa que a gente vai conduzindo para poder saber a eficácia e a segurança da realização das técnicas que nós executamos”, conclui.
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