“O que é Minas Gerais sem seu patrimônio cultural?”. O questionamento do professor Alex Bohrer, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), dá a dimensão da importância dos profissionais que lidam com a conservação e restauração desses bens no Estado. Na última sexta-feira (07/07), vários deles estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para pedir apoio à regulamentação da profissão.
A audiência foi realizada pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, a requerimento da deputada Ana Paula Siqueira (Rede). Ela destacou que a profissão é pouco conhecida, mas muito importante. “É necessário que as pessoas conheçam com maior profundidade esse trabalho que é garantidor da memória de um povo”, afirmou, prometendo apoio à regulamentação.
A regulamentação do exercício das profissões de Conservador-Restaurador de Bens Culturais e de Técnico em Conservação-Restauração de Bens Culturais tramita na Câmara dos Deputados por meio do Projeto de Lei federal 1.183/19, da deputada Fernanda Melchionna (Psol/RS). Ana Paula Siqueira apresentou requerimento a parlamentares e a órgãos públicos solicitando apoio para a aprovação do PL.
Foto: Divulgação