Realizamos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, uma manhã de atividades externas em referência ao Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data 15 de junho, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção a Violência à Pessoa Idosa (INPEA), em 2006, marca essa luta e é um importante dia para conscientização mundial da população.
Joversina Aparecida, 63 anos, é integrante do RecriaVida e compartilhou um pouco sobre essa ação: “o dia foi muito bom, teve a caminhada e eu gostei muito. Quando chegamos lá teve a apresentação do coral que foi linda, teve o exercício do Tai Chi Chuan, eu saí de lá renovada.” Em sua mensagem final, a senhora deixou um recado para a população: “eu penso assim, a pessoa chegou aos seus 60 anos, ela deve ser respeitada em todo lugar. O idoso existe, e deve ser respeitado”. Afinal, respeitar os idosos é cuidar de si mesmo e do seu futuro!
A campanha de conscientização é mais uma forma de alertar, debater e fortalecer meios para a prevenção da violência contra a pessoa idosa. Na nossa cidade, o cuidado com os idosos é diário. Além desta importante ação que simboliza o carinho e respeito com aqueles que vieram antes de nós, temos em nosso município o Programa RecriaVida, destinado ao público de 60 anos ou mais, que é responsável pelo cuidado diário com oficinas que trabalham a saúde e bem-estar.
Sobre o programa
O RecriaVida é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que objetiva promover o bem-estar, a saúde e trabalhar o protagonismo social dos idosos. Diariamente são promovidas oficinas para as pessoas cadastradas no Programa, dentre elas, atividade física, hidroginástica, violão, oficina da memória, teatro, coral, artesanato, Tai Chi Chuan, alfabetização e dança noturna. As inscrições podem ser realizadas no próprio espaço do RecriaVida, localizado na Rua Dois de Outubro, s/n, Vila Maquiné, portando documento oficial com foto e cartão de vacina atualizado.
Foto: Natalia Santos / Divulgação