“Crepúsculo de Cores Quentes” reúne textos publicados em grandes veículos e será apresentado em evento cultural no dia 19 de março.
A Academia Marianense de Letras promove, no dia 19 de março de 2026, às 18h, o lançamento do livro de crônicas “Crepúsculo de Cores Quentes”, da escritora marianense Andreia Donadon, integrante do movimento de arte Aldravista. O evento será realizado na Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, em Mariana, e é aberto ao público.
A obra reúne crônicas publicadas em importantes veículos de comunicação, como Estado de Minas, O Tempo, Folha de S.Paulo, Jornal Panfletu´S e Agência Primaz de Comunicação, consolidando a trajetória literária da autora no cenário jornalístico e cultural.
Para o professor do curso de Literatura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), doutor José Luiz Foureaux de S. Júnior, as crônicas de Andreia Donadon Leal conduzem o leitor para além do “labirinto macabro”, abrindo caminho para a luz e o ar renovador de um novo ciclo. Segundo o professor, o livro carrega um forte viés de catarse, inspirado no teatro clássico grego, funcionando como instrumento de reflexão e libertação.
Com linguagem acessível e sensível, as crônicas abordam acontecimentos cotidianos e suas reverberações subjetivas, reveladas pela voz singular da autora. A escrita se destaca pela contundência e precisão, marcada por uma sensibilidade aguçada diante das adversidades da realidade contemporânea.
A força literária dos textos, segundo a crítica, remete à potência narrativa de Clarice Lispector, proporcionando ao leitor um inegável enriquecimento estético e reflexivo. “Crepúsculo de Cores Quentes” reafirma, assim, o papel da crônica como espaço de escuta, olhar atento e transformação.
Foto: Divulgação