A doação de sangue é um gesto importante para os hospitais, pacientes e sociedade, pois garante uma assistência adequada ao cidadão que pode precisar de transfusão sanguínea.
“Infelizmente, nossos estoques ficam pequenos, por vezes prejudicando o atendimento de beneficiários que procuram atendimento no hospital” conta o médico e responsável técnico da Agência transfusional do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), Cleder Araújo.
Para conscientizar a população sobre a importância de as pessoas doarem sangue, ação que pode salvar vidas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu (14/06), como o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Reforço
A data ganha força com a campanha “Junho Vermelho”, cujo objetivo é ampliar as doações e criar a consciência da oferta segura de sangue, além de oportunidade para reconhecer a ação dos doadores já existentes.
“A necessidade do sangue é universal. O suprimento de sangue só pode ser garantido por doações regulares e voluntárias, que devem ser feitas o ano todo”, ressalta Cleder.
Ele ainda salienta que “a quantidade de sangue retirada é mínima, e não compromete a saúde do doador, mas pode fazer a diferença entre a vida e a morte do paciente”.
No HGIP, hospital de alta complexidade da rede Ipsemg localizado na capital mineira para atendimento aos beneficiários, bolsas de sangue recebidas por doação são utilizadas em situações emergenciais, procedimentos cirúrgicos, suprir a demanda hospitalar e em tratamentos de doenças complexas.
Seja doador
A instituição responsável pelas coletas de sangue do Ipsemg é a Hemoservice, que atende mais de 20 unidades entre hospitais e clínicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Os requisitos básicos para doar são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar bem descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto.
Para realizar a doação é possível agendar pelo site do Hemoservice. É possível também realizar sua doação na Fundação Hemominas, que atende outras regiões de Minas Gerais. Se você não pode ser doador, ajude divulgando a causa para quem pode. Sua atitude pode fazer diferença na vida de alguém.
Foto: Divulgação