Presidente do TSE falou durante a abertura do Encontro Nacional de Segurança nas Eleições, em Belo Horizonte.
Na última sexta-feira (2/06), em Belo Horizonte, aconteceu o Encontro Nacional de Segurança nas Eleições. O evento teve como objetivo promover a troca de experiências sobre a segurança nas Eleições 2022, analisar informações registradas no 1º e 2º turnos e elaborar um banco de boas práticas sobre o tema.
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, abriu o encontro com uma palestra em que refletiu sobre a importância da integração entre a Justiça Eleitoral e as diversas forças de segurança. “Não há órgão mais importante que o outro. Cada um tem a sua expertise. E, ao somá-las, nós conseguimos dar segurança à população. Garantir que o eleitor pudesse votar tranquilamente e as eleições serem apuradas normalmente”, disse.
Ele voltou a elogiar o modelo do TRE de Minas Gerais, que todos os anos, desde 2008, reúne as forças de segurança do estado no Gabinete Institucional de Segurança, para planejar e executar de forma padronizada as ações de segurança durante o processo eleitoral. E falou também sobre os esforços do TSE, lembrando que conduziu reuniões com os comandantes da Polícia Militar e delegados-chefe da Polícia Civil de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O ministro afirmou que “Ninguém faz nada sozinho. O segredo do sucesso das Eleições 2022 foi essa parceria entre instituições”.
O presidente do TSE também fez questão de mencionar a complexidade de organizar eleições em um país grande como o Brasil, e elogiou a dedicação das servidoras e servidores da Justiça Eleitoral em todo o país. O ministro enfatizou que “O eleitor não faz ideia de que ao apertar a tecla Confirma, milhares de pessoas estão sem dormir há um bom tempo para que aquilo acontecesse”.
Ao falar sobre a iniciativa do TRE-MG de reunir representantes dos Regionais e forças de segurança de todo o Brasil, Alexandre de Moraes ressaltou que cada TRE tem algo a somar, por isso é importante a troca de informações. Ele disse que “Precisamos formalizar tudo que foi feito no ano passado, deixar já colocado para as próximas eleições o que deu certo e o que nós precisamos melhorar”.
O ministro falou, ainda, sobre a expectativa de que os próximos pleitos sejam mais tranquilos: “Espero que não tenhamos nunca mais eleições tão polarizadas e com tanto ódio. Adversário político não é inimigo que precisa ser abatido”.
Ao finalizar sua apresentação, Alexandre de Moraes afirmou que o TSE e os TREs vão sempre se dedicar de forma incansável à organização das eleições. “Não podemos baixar a guarda. Precisamos garantir a todas as eleitoras e eleitores que a Justiça Eleitoral, com todos os seus parceiros, vai garantir eleições seguras, liberdade na escolha e apuração rápida e confiável”.
Após a fala do ministro, o delegado de Polícia Federal Disney Rossetti, secretário de Polícia Judicial do TSE, fez uma apresentação em que compartilhou um pouco da experiência vivenciada no período eleitoral, sob a ótica da segurança institucional. E detalhou alguns dados e informações sobre as ações de segurança das Eleições 2022.
O desembargador Maurício Soares, presidente do TRE-MG, agradeceu ao ministro Alexandre de Moraes pela presença e pela firmeza na condução das Eleições 2022. E fez um agradecimento especial às servidoras e servidores, destacando que é a dedicação e competência deles é o que leva efetivamente o Tribunal adiante.
A solenidade de abertura do Encontro Nacional de Segurança nas Eleições foi transmitida ao vivo no canal do TRE no YouTube.
Foto: Divulgação